Para orientar as agências de desenvolvimento na elaboração de projetos e na captação de recursos a Agência FORUMCAT está solicitando ao Ministério da Justiça a inscrição da entidade como Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP). Esta foi a deliberada do comitê gestor, presidido pela FECAM, que esteve reunido no último dia 9 de fevereiro, na sede da federação em Florianópolis.
Até agora, a Agência FORUMCAT operava como Organização Não Governamental (ONG). O propósito da alteração é facilitar a captação de recursos junto ao governo estadual e federal. Segundo o comitê gestor, o governo só libera recursos para entidades registradas como OSCIP. Com este registro a Agência FORUMCAT poderá atuar mais próximo das agências de desenvolvimento, associações e institutos.
Também será solicitado ao governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento, a criação da Câmara de Gestão do Desenvolvimento de Santa Catarina junto ao Desenvesc, que será coordenada pela Agência Forumcat. O propósito é aglutinar as ações de desenvolvimento e criar um canal de articulação com o governo.
Outra ação, refere-se a reformulação do portal institucional da Agência Forumcat. O projeto prevê a alteração do layout e facilidade no acesso as informações publicadas. Participaram da reunião representantes da FECAM, BRDE e Secretaria de Estado do Planejamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM |