O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e prefeito de Mafra, Emerson Maas, esteve em Brasília para a Mobilização Municipalista organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento teve como objetivo central buscar soluções para a crise financeira que afeta os municípios devido à redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Maas participou do evento acompanhado pela presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Milena Andersen Lopes, e outros gestores catarinenses.
O prefeito Maas destacou que os desafios enfrentados pelos gestores municipais já perduram há anos, mas a situação se tornou ainda mais grave com a atual queda dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Enfrentamos uma perda significativa de arrecadação, e estamos lutando para que essa compensação ocorra o mais rapidamente possível. Esperamos que o Governo Federal adote uma abordagem mais atenciosa em relação aos municípios e libere os recursos necessários para que possamos manter os serviços essenciais e atender as demandas da população”, enfatizou Maas.
Durante a mobilização, que reuniu mais de 2,5 mil prefeitos em Brasília, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ressaltou a importância do evento para demonstrar a força e união dos municípios brasileiros. Ele apresentou dados que evidenciam o impacto da insuficiência de recursos nas pastas das administrações municipais, destacando a necessidade urgente de soluções concretas para enfrentar os desafios financeiros.