A Prefeitura de Porto União se mobiliza por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) devido as constantes chuvas que assolam o município e a região. Uma reunião foi realizada na manhã de segunda-feira, 24, pelo Prefeito Anízio de Souza, presidente da COMDEC, com os demais integrantes da comissão, onde foram discutidas as primeiras medidas a serem tomadas. A chuva persiste em cair há uma semana, o que ocasionou a elevação do Rio Iguaçu, que às 14h atinge 5,61 metros, e ao acúmulo de água no solo.
Com isso, algumas ruas no bairro Santa Rosa, já estão alagadas pelas cheias, sendo que, até o momento, cinco famílias serão removidas. Outras situações ocorrem com a queda de barreiras. Algumas famílias tiveram que ser relocadas devido a risco de desmoronamento de terra. Outras situações em estradas rurais estão sendo verificadas, da mesma forma, com deslizamento de terras e interdição das vias. Devido a isso, até mesmo as ruas pavimentadas e não pavimentadas estão sofrendo muitas danificações, principalmente onde há tráfego pesado de veículos. Nessa questão, algumas rodovias (BRs) das proximidades foram interditadas devido a queda de barreiras ou danificações extremas na pista, por esse motivo alguns percursos acabaram sendo desviados por dentro de Porto União, o que tem aumentado o tráfego de caminhões pesados e consequentemente ocasionará mais desgastes na via.
Na reunião, o Prefeito Anízio determinou que as equipes da comissão, principalmente a que atua na parte de atendimento, esteja pronta para iniciar a retirada das famílias e que assistentes sociais acompanhem de perto esse trabalho. “Temos que priorizar a vida dos moradores de Porto União, quem não tem condição de ir para a casa de algum familiar será atendido pelas nossas equipes”, afirma Anízio. Para essas famílias, além do transporte dos seus pertences, será disponibilizado o ginásio do bairro Bela Vista para abrigá-los temporariamente. Todas as famílias serão cadastradas e atendidas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Além disso, o Prefeito destaca ainda que os locais onde há maior dificuldade de passagem de veículos receberão atendimento emergencial, já que para um conserto mais efetivo é necessário que o tempo permaneça seco. Um ponto que está recebendo atenção especial fica na Rua Portugal, bairro Bela Vista, onde há um grande alagamento, na região da rede ferroviária, aos fundos do 5º BEC Bld. Na sexta-feira, a equipe de Obras já esteve no local para auxiliar na desobstrução da tubulação, facilitando o escoamento das águas. Com a trégua da chuva no final de semana, o alagamento baixou, porém nesta segunda a água voltou a ser represada. Com o apoio do comandante Tenente Coronel Edilson de Oliveira a sua equipe, junto com a Secretaria de Obras, busca uma solução para reduzir esse problema.
Na parte estrutural do trabalho, além da Defesa Civil, coordenada por Adhemar Lírio, atuam as equipes da Secretaria de Obras, Departamento de Urbanismo, Secretaria de Desenvolvimento Social, 5º BEC Bld, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. As demais secretarias atuam na parte administrativa e de auxílio, disponibilizando pessoal e equipamento, e necessário.
Com o nível do rio Iguaçu subindo em um milímetro por hora e a previsão de um volume alto de chuvas para as próximas horas, estima-se que o nível suba ainda mais, e por isso a precaução de retirar as famílias e alertá-las. “Priorizaremos o trabalho na parte do dia com a retirada das mudanças, pois durante a noite o perigo aumenta”, enfatiza Lírio. Por isso, quem necessitar de atendimento deve solicitar a Defesa Civil 9145 91122 ou na Secretaria de Obras 3522 2503 ou ainda na Secretaria de Desenvolvimento Social 3522 8747.
Participaram da reunião além de representantes de todas as secretarias municipais, o presidente da Câmara, Sandro Calikoski, demais vereadores, representantes da Copel, Sanepar, 5º BEC Bld, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sec-Corpreri e imprensa.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto União