De jovem para jovem. Foi assim o tom da reunião entre os representantes do Manifesto RioMafra (Camila de Castro Nogueira, Bruna Eckel, Adrian Zadorosney Fernandes e Giancarlo Perretto), com o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze. Os vereadores Marise Valério Braz de Oliveira e Eder Gielgen também participaram da reunião a convite do Prefeito. Na manhã da última quinta-feira, 20, dia seguinte à manifestação popular nas ruas, o grupo entregou ao Prefeito uma carta contendo reivindicações da população, abrangendo questões de infraestutura urbana (pavimentação e manutenção de ruas, situação dos acessos e obras das marginais), questões quanto ao incentivo fiscal para instalação de novas empresas e ainda solicitação de providências para manutenção dos parques e quadras esportivas públicas. O Prefeito analisou cada item e justificou suas respostas, embasado nos projetos que estão sendo executados ou em andamento, como as ruas contempladas através do programa Pró-Transporte PAC-2. “Além da busca de recursos junto ao Governo Federal, a Administração Municipal está estudando a possibilidade de implantação da ‘contribuição de melhorias’, – tributo previsto na Constituição Federal que se destina a um fim específico, como por exemplo, asfaltamento de ruas”, disse.
Esporte, meio ambiente e saneamento
O grupo também questionou a situação do Estádio Municipal Alfredo Herbst e do Ginásio Esportivo Wilson Buch (este de competência do Estado). O Prefeito explicou que houve problemas, porém já solucionados, e que faltam apenas detalhes para reabertura do estádio. Outro assunto foi a criação do Parque Ambiental do Passo. “O município, no momento, não pode arcar com custos de desapropriação, mas o local é passível de ser usado como área de compensação ambiental”, explicou.
Os jovens também cobraram a situação do esgotamento sanitário em Mafra, cujas obras estão paralisadas desde outubro do ano passado, bem como a localização da Estação de Tratamento de Água. Roberto Scholze apontou os principais pontos e disse que está previsto para breve o retorno das obras.
Mobilidade e transporte coletivo
A questão da implantação do estacionamento rotativo, construção da terceira ponte, melhorias no trânsito e redução da tarifa do transporte coletivo foram outros itens constantes do manifesto. A resposta do Prefeito a estas questões foi que estas reivindicações são pertinentes e todos estes assuntos já têm ou a solução está próxima. “Estes itens estão sendo estudados pelo Executivo na busca da melhor solução para o município, que depende muitas vezes da contratação de empresas prestadoras de serviços e recursos provenientes de fontes como verbas de emendas parlamentares”, explicou o Prefeito.
A geração de trabalho e renda foi abordada quando se falou nas obras do CEDUP, o qual está sendo construído com recursos do Estado e apoio da Prefeitura quanto à terraplanagem. Os ônibus da biblioteca itinerante também foi um dos assuntos de interesse do grupo que questionou o porquê da não utilização dos mesmos. O Prefeito disse que está nos planos da Administração a melhoria da infraestrutura da Biblioteca Municipal e em estudo a viabilidade da itinerante.
Apoio mútuo
O Prefeito aproveitou a ocasião para pedir apoio ao grupo quanto ao esclarecimento da população sobre os assuntos abordados. Ele comentou sobre a Secretaria Nacional de Juventude, a qual cabe a tarefa de formular, coordenar, integrar e articular políticas públicas para a juventude, além de promover programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados para as políticas juvenis. “Vocês tem de conhecer e trazer para Mafra o que for interessante e possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida, no que tange à juventude local”, finalizou o Prefeito.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mafra