Representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mafra estiveram presentes na noite de ontem na Universidade do Contestado, no encontro com o Governador do Estado, Raimundo Colombo, momento em que se fizeram presentes políticos e lideranças empresariais de toda a região. Na ocasião, o CODEM entregou documento contendo reivindicações de algumas prioridades para o desenvolvimento sustentável do município.
O documento foi entregue pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Mafra, Nereu Martins Carvalho, momento em que afirmou ter a confiança do apoio do Governador para a instalação de novas indústrias em Mafra. Na mesma ocasião a representante do Núcleo Jovem Empreendedor da ACI, Ana Carlina Buch, também entregou documento com reivindicações para a cidade.
Dentre as reivindicações do CODEM constam:
– Investimentos em geração de infra-estrutura – continuidade aos trabalhos de canalização do Gás;
– Incentivo financeiro para a criação de um Parque Industrial;
– Criação de incentivos tributários diferenciados para a região, de modo a processarmos a abundante produção primária aqui gerada;
– A canalização direta de investimentos de alto valor agregado aproveitando a influência que o Governo possui;
O documento de reivindicações surgiu da leitura econômica feira através dos dados do Movimento Econômico, que apresentam indicadores negativos se comparados com outras regiões do Estado Catarinense como, Alto Vale, Região Nordeste (Joinville, Garuva, São Francisco do Sul, Itapoá e Araquari) e Região de Itajaí.
Fabuloso potencial
Consta do documento assinado por representantes de diversas entidades locais, a conclusão de que o potencial de Mafra é fabuloso, mas que, no entanto, não esta sendo aproveitado de forma a dar sustentabilidade na geração de emprego e renda no município. “Figuramos na atual conjuntura como um grande celeiro de produtos em fase primária, principalmente no setor madeireiro, fumageiro e de cereais, que exportou para outros municípios e Estados industrializados cifras significativas, porém na sua fase mais barata, na grande maioria transferida a preço de custo”.
Assinam o ofício as seguintes lideranças: Emerson Maas, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico; Crisley Maria Fuchs Valério, Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento; Nereu Martins Carvalho, Presidente da ACIM-Mafra; Luiz Carlos de Souza, Vice-Presidente da ACIM-Mafra, José Alceu Valério, Reitor da Fundação Universidade do Contestado; Hélio Daniel Costa, Secretário Executivo da AMPLANORTE; Celina Dittrich Vieira; Presidente da OAB/SC -Subseção de Mafra; Antonio Nahum Zaine, Sincomafra; Lourival de Sá Ribas Junior, CDL – Mafra e Rio Negro; Fátima Regina Granemann, CDL – Mafra e Rio Negro; João Romário Carvalho, Sindicato dos Produtores Rurais Mafra; Camilo Machado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra; Evelayne C. Bendlin, CRC – Mafra; Lisandro Guebert Junior, CRA/SC; Erico Beninca, CRECI/Mafra; Amauri Eduardo Kollross, Sindicato da Industria, da Construção e do Mobiliário.
Fonte: Gazeta de Riomafra