Pensando na valorização dos agricultores e na conservação e agregação de valor aos produtos, a prefeitura de Canoinhas está investindo mais de R$ 80 mil na construção da central de congelamento e armazenamento de pequenos frutos, que será inaugurada no segundo semestre deste ano.
A Central está sendo instalada na localidade de Rio d'Areia do Meio sendo composta de uma antecâmara de resfriamento, uma câmara de congelamento com capacidade para 300 kg de fruta ao dia e duas câmara de armazenamento, de cinco toneladas cada. Além do barracão será adquirido um furgão para coleta e transporte dos produtos.
"Com essa unidade consegue-se congelar o produto, aumentando o volume, tendo produto em estoque para vender a empresas que realizam o beneficiamento, transformando os frutos em suco, geléia etc. Futuramente pretende-se utilizar a mesma unidade para instalação de agroindústria, com isso o agricultor conseguirá agregar mais valor a seu produto final", conta o secretário de desenvolvimento rural, Wanderley José Dombroski.
Com a instalação da central de congelamento, serão atendidos mais de 30 pequenos agricultores familiares de Canoinhas e municípios vizinhos. O projeto foi criado e desenvolvido pela comissão municipal de fruticultura, formada por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Embrapa e Epagri, também por agricultores que integram a Associação dos Produtores de Alimentos Saudáveis do Contestado (Apasc) e Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar do Interior de Canoinhas (Coopafic). Para construção da central e aquisição de veículo serão investidos R$ 235 mil, parte custeada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) com contrapartida da prefeitura de Canoinhas.
Fonte: Imprensa P.M. de Canoinhas