Mafra apresenta projeto para implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O plano envolve tratamento, canalização, distribuição de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e destinação de resíduos sólidos

 A fim de cumprir a Lei n.º 11.445/07 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, a Prefeitura de Mafra elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico que propõe as ações a serem adotadas pelo município para a melhoria da eficiência na prestação dos serviços e para a sua universalização.

O Plano já foi aprovado pelo Comitê Supervisor do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mafra e nos próximos dias deverá se transformar em lei, após aprovação pela Câmara Municipal. O início efetivo dos das obras está dependendo apenas do licenciamento ambiental pelo Ibama.

Segundo o prefeito Jango Herbst, a implantação deste serviço mostra a preocupação do Executivo com a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “Proporcionar o acesso da população ao sistema de esgotamento sanitário é um dos mais antigos anseios da população, nos 93 anos de Mafra. E o Executivo ciente da situação de ausência total de rede de esgotamento sanitário, busca dar início ao processo que refletirá em saúde para população”. Para o prefeito, é visível o crescimento da cidade, tanto demográfico quanto econômico, e o plano prevê a universalização destes serviços.

Esgotamento Sanitário

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano do município, Milton Antunes, ouvido por nossa reportagem falou a respeito do esgotamento sanitário     que será implantado no município, num projeto que levará no máximo dez anos para ser finalizado.

De acordo com ele, numa parceria entre o município e os Governos Estadual e Federal, serão investidos, apenas na primeira etapa das obras, cerca de R$ 7,5 milhões, com a implantação de uma nova estação de tratamento e o esgotamento sanitário terá início na bacia do rio da Lança e na rua Felipe Schmidt, expandindo-se então para os bairros e, no projeto, ainda consta tratamento de água para localidades interioranas, como no caso de Bela Vista do Sul.

Ainda segundo o secretário Antunes, o projeto do Plano Municipal de Saneamento Básico aponta, também, que a Casan passará a reformular o abastecimento de água nas partes mais altas do município, como no caso do bairro Vila Nova, por exemplo, onde se vislumbra, constantemente, a falta do produto para a população.

Fonte: Gazeta de Riomafra