Na sexta feira dia 06 de maio, nas dependências da Faculdade Metropolitana do Planalto Norte – FAMEPLAN realizou-se o I Encontro Estadual do Programa Escola Ativa Educação no Campo, uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o MEC, SED, e UNDIME. O evento contou com a representação de 18 municípios.O Programa Escola Ativa tem por objetivo: Melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. É uma estratégia metodológica diferenciada criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseridas, nas quais alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula. Propõe-se em repensar a escola, suas disciplinas, séries conteúdos e avaliações. É um novo olhar para essas classes há tempos esquecidas.A palestrante Eliane Alves de Melo técnica do MEC (Brasília) explanou sobre a implantação do Programa Escola Ativa em Santa Catarina. No dia 07 de maio a técnica do MEC (Brasília) Eliane Alves de Melo as coordenadoras Sirlei e Sandra (Florianópolis) Professora Maria de Lourdes Brehmer Secretária Municipal de Educação, Silvete Rosinha Helko e Rita Roselis S. Vicente de Souza multiplicadoras do Programa Escola Ativa realizaram visita a Escola Rural Municipal Bonetes, com o objetivo de analisar o trabalho desenvolvido pela escola conforme a metodologia do Programa Escola Ativa.Durante a abertura aconteceram algumas apresentações culturais pelos alunos Entoni Gabriel Rocha do CEI Machado de Assis que declamou a poesia: O Mágico, Maria Tereza do Grupo Escolar Municipal Reinaldo Krüger, nos fez refletir sobre valores com a poesia Não se usa mais, Luana da Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires com a poesia Negros e finalizando, Allan Cesar da Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires com a poesia Idéias.
Em seguida a Professora Maria de Lourdes Brehmer Secretária de Educação do Município de Canoinhas anfitriã do evento fez a uma saudação a todos os municípios participantes, aos diretores das Escolas do Campo e funcionários da Secretaria.
O prefeito Leoberto Weinert também presente no evento em seu discurso, disse que é tempo de valorizar o campo – a escola rural e toda a sua riqueza: valores culturais, intelectuais, morais, ecológicos, solidários e humanos, finalizou desejando um bom trabalho a todos.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Canoinhas