A Segurança Pública de Canoinhas foi reforçada, nesta segunda-feira (1°/3), com a inauguração da Unidade Prisional Avançada (UPA) e a entrega de quatro viaturas para o sistema prisional. "Desde 2003, o Governo do Estado ampliou de 4,1 mil para 9 mil vagas no sistema e cerca de 700 deverão ser abertas até o final do ano", informou o governador Luiz Henrique. Acompanharam o governador no ato os secretários Ronaldo Benedet (Segurança Pública e Defesa do Cidadão) e Justiniano Pedroso (Justiça e Cidadania) e Edmilson Verka (SDR Canoinhas). O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, destacou o aumento no número de vagas no sistema prisional catarinense desde 2003. “Criamos 3.902 novas vagas para presos em Santa Catarina e acrescentamos 820 novos agentes ao quadro funcional. Durante este mês e o próximo, estamos no processo de chamada de mais 338 novos agentes penitenciários”, declarou Pedroso. Na unidade em Canoinhas, trabalharão 16 agentes penitenciários, divididos em 12 masculinos e quatro femininos. Os funcionários passaram pela formação profissional da Escola Penitenciária, que envolve cursos como Direito, Ética, Cidadania, Armamento e Tiro, Psicologia e Primeiros Socorros.
DELEGACIA DA MULHER
Na Unidade Prisional Avançada, com 727 metros quadrados de área construída, o Poder Executivo aplicou R$ 1,7 milhão, sendo o terreno doado pela Prefeitura. Ela dispõe de 72 vagas, que reduziram o fluxo de veículos da Polícia Civil no transporte de presos entre Canoinhas e Mafra, para onde eram levados os presos da comarca. “Eram percorridos mais de 160 quilômetros, três vezes por semana, pelos nossos veículos na condução de presos para audiência no Fórum de Canoinhas. Agora, além da economia de combustível, teremos mais veículos e pessoal à disposição da área de investigação”, afirmou o diretor-geral da Polícia Civil, Maurício Eskudlark. A comarca ainda ganhará uma Delegacia da Mulher neste mês, um delegado e três agentes penitenciários, antecipou o delegado-geral. Desde 2003, o Governo do Estado contratou mais 2.600 policiais militares, 1.400 policiais civis, 145 peritos, 600 bombeiros militares e 1.400 agentes penitenciários. Também participaram da solenidade o deputado estadual Antônio Aguiar e prefeitos da região.
CEDUP VIDAL RAMOS
Ainda em Canoinhas, Luiz Henrique e o secretário Edmilson Verka inauguraram diversas obras no Centro de Educação Profissional Vidal Ramos, que recebeu R$ 1,5 milhão em investimentos. Entre eles, uma quadra coberta de 900 metros quadrados, salas de aula, laboratório, sala de ordenha e sala de recebimento de ovos além de reformas em salas de aula e auditório. Durante a inauguração o diretor da escola, professor Edumar Ricardo do Silva anunciou que os alunos e professores do CEDUP decidiram homenagear o filho do deputado Antônio Aguiar, o jovem Antônio Aguiar Filho falecido em acidente de trânsito em 2008, dando seu nome a nova quadra coberta, em agradecimento ao empenho do parlamentar. O deputado Antônio Aguiar e sua esposa Marilú, presentes na inauguração, ficaram muito emocionados e agradecidos pela homenagem. O secretário Regional Edmilson Verka destacou que o CEDUP Vidal Ramos é uma escola técnica modelo não só para o estado de Santa Catarina, mas para todo o Brasil, já que recebe alunos de todo o país. “São melhorias essenciais para o Cedup e para os seus alunos e professores. O local já é um centro de educação profissional reconhecido e agora tem sua qualidade ampliada para atender melhor as aulas técnicas bem como na área de educação física”, destacou o secretário Edmilson Verka. Verka lembrou que o investimento no Cedup Vidal Ramos é mais uma prova de que o processo de descentralização implantado pelo governador Luiz Henrique da Silveira veio para ficar. “Temos que agradecer o empenho do secretário Paulo Bauer que descentralizou os recursos para a realização destas obras, bem como ao governador Luiz Henrique que tem um carinho especial pelo Planalto Norte, esta obra é mais uma marca da descentralização em Canoinhasa”, finalizou.
Fonte: SDR- Canoinhas