Bela Vista forma os primeiros técnicos em Gestão da Propriedade Rural

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 A primeira turma do curso Técnico em Gestão da Propriedade Rural da Escola de Educação Básica Estanislau Schumann esta prestes a se formar. O curso faz parte do projeto de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) em Santa Catarina, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação. Em Bela Vista do Toldo o curso foi implantado em 2006, porém em 2008 ouve a mudança de sua denominação para “Técnico em Agronegócio”. Nesta semana os alunos realizaram a apresentação de seus projetos de conclusão de curso. Diante de uma banca formada por três professores muito exigentes, cada um dos alunos apresentou o seu projeto que também foi implantado na propriedade onde moram. Dos quase 40 alunos que iniciaram o curso em 2006, apenas 18 foram até o fim e não se arrependem disso. É a o caso da aluna Camila Drozdeck, 18 anos. Ela disse que no começo até que pensou em desistir, pois achava que continuar trabalhando na agricultura não era futuro para ela. “Mas com o decorrer do curso a minha visão sobre a atividade rural mudou, hoje eu pretendo me especializar na profissão e continuar morando em Bela Vista do Toldo e cuidando da nossa propriedade”, conta entusiasmada.  Camila pretende cursar no ano que vem um curso pós-médio em agropecuária para aumentar seus conhecimentos. Ela apresentou um projeto sobre apicultura, atividade que já está em plena atividade o na propriedade rural dos seus pais na localidade de Toldo de Cima, interior de Major Vieira. A coordenadora do curso, Carla Simone Correa da Maia, explica que o motivo da criação do curso na escola era o de incentivar os jovens a permanecer no campo, evitando-se o êxodo rural. Praticamente todos os alunos que estudam na Estanislau Schumann são filhos de agricultores, porém muitos não querem seguir a profissão dos pais. “Muitos jovens ainda acreditam que a vida na cidade é melhor e oferece mais oportunidades, porém nem sempre isso é verdade”, explica Carla. De acordo com a coordenadora se os jovens investirem em conhecimento para aplicá-los na propriedade rural, podem conseguir o sucesso que tanto sonham, e o que é melhor, sem precisar abandonar suas raízes. De acordo com Carla, quando o curso implantado a escola encontrou muitas dificuldades, pois tudo era novo e não havia recursos humanos e materiais para aplicar aos alunos. Com o passar o tempo estas dificuldades foram superadas graças a contratação de novos professores, investimentos em capacitação e viagens de estudo. A formatura do 1ª Turma do curso Técnico em Gestão da Propriedade Rural acontece no dia 9 de dezembro na Sociedade Bela Vista.

O CURSO

O curso Técnico em Agronegócio à nível de ensino medio da EEB Estanislau Schumann tem uma duração de quatro anos, sendo dois anos de estágio. Além das matérias tradicionais com matemática e português, os alunos assistem aulas sobre os mais diversos assuntos ligados ao meio rural, na maior parte com aulas práticas.

Os alunos do Ensino Médio Integrado cumprem carga horária permanecem um ano a mais nesse ciclo, período em que recebem os conhecimentos científicos intercalados com as disciplinas profissionalizantes. Mesmo as matérias tradicionais são contextualizadas e direcionadas para o campo profissional escolhido, lembra o diretor da escola, Adilson Polonisnki. “Essa experiência tem se mostrado uma alternativa poderosa para reverter a evasão escolar no ensino médio e motivar o jovem a continuar atuando em sua propriedade, descobrindo desta forma novas oportunidades de trabalho e de conhecimento”, salienta o diretor.

 

 

Fonte: SDR- Canoinhas