– PRODE –
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE MAJOR VIEIRA
A Secretaria de Educação iniciou dia 22 de setembro o PRODE, Programa de Desenvolvimento Educacional, que consiste em desenvolver um plano de trabalho específico para cada aluno com dificuldades de aprendizagem. O Programa é coordenado pelo Professor Wagner Allan Cagliumi, Mestre em Distúrbios da Aprendizagem. A SME constituiu uma equipe gestora, com representantes de todas as unidades escolares, a qual será capacitada para atuar diretamente com o grupo de crianças que apresentam tais dificuldades. O trabalho inicial consiste em reuniões semanais até o final deste ano letivo, sob a coordenação do professor mencionado.A Educação Inclusiva é a educação para todos, que visa reverter o percurso da exclusão, ao criar condições, estruturas e espaços para uma diversidade de educandos. Assim, a escola será inclusiva quando transformar, não apenas a rede física, mas a postura, as atitudes e a mentalidade dos educadores, e da comunidade escolar em geral, para aprender a lidar com o heterogêneo e conviver naturalmente com as diferenças. Os sistemas de ensino devem dar respostas às necessidades educacionais de todos os alunos, pois o movimento inclusivo nas escolas, por mais contestado, que ainda seja até mesmo pelo caráter ameaçador de toda e qualquer mudança, especialmente no meio educacional, é irreversível e convence a todos pela sua lógica e pela ética do seu posicionamento social.O momento é refazer a educação escolar, seguindo novos paradigmas, preceitos, ferramentas e tecnologias educacionais.A sustentação de um projeto escolar inclusivo implica necessariamente mudanças nas propostas educacionais da maioria das nossas escolas e em uma organização curricular idealizada e executada pelos seus professores, diretor, pais, alunos, e todos os que se interessam pela educação na comunidade em que a escola se insere.
As propostas educacionais que dão conta de uma concepção inclusiva de ensino refletem o que é próprio do meio físico, social, cultural em que a escola se localiza; e são elaboradas a partir de um estudo das características deste meio. Embora mais difíceis de serem concretizadas, elas não são utópicas, e demandam inúmeras ações, que são descritas e estruturadas no projeto político-pedagógico de cada escola.
Os profissionais da educação estão otimistas com o início do Programa e os conseqüentes benefícios na prática pedagógica.
PRODE – Programa Desenvolvimento Educacional – ANDAMENTOApós semanas de estudo da equipe gestora do PRODE, iniciaram-se os trabalhos diretamente com os alunos envolvidos no processo.Conforme indicadores da Secretaria Municipal de Educação inúmeros alunos são atendidos no programa de apoio pedagógico, por apresentarem necessidades educativas especiais (dificuldades de aprendizagem), e não conseguem evoluir nas atividades. Os alunos mencionados são o foco do Programa. Após avaliação realizada em junho de 2009, vários alunos não apresentaram melhora significativa em seu desempenho escolar. A preocupação com essa demanda fez com que a SME se empenhasse em buscar soluções para a prática pedagógica com esse público. Considerando essa situação criou-se o PRODE. Na rede de ensino municipal também se encontram incluídos em salas regulares alunos com deficiência, que recebem atendimento em serviço de apoio especializado.Para a Secretaria Municipal de Educação, a inclusão com acesso e qualidade de aprendizagem para estes alunos significa aperfeiçoar a capacidade de conhecer o potencial e as características de cada criança e orientar a aprendizagem em sala de aula.O trabalho foi iniciado com a aplicação do TDE – Teste de Desempenho Escolar (adquirido pela SME e distribuído a todos os componentes da equipe), primeiro parâmetro definido pela equipe gestora para elaboração do diagnóstico. O diagnóstico cumpre vários papéis: qualifica a intervenção pedagógica, por ser o instrumento de identificação das características específicas e limitações de cada aluno – que devem ser consideradas para trabalho dos educadores com o aluno – reforça a visão de gestão profissional, sem a qual um programa de inclusão jamais passaria de mera boa intenção; e, finalmente, demonstra o interesse do município por todo indivíduo ao dispensar a ele a atenção necessária para que seja entendido em suas necessidades e, assim, tenha o estímulo que precisa para desenvolver-se. A Equipe continua muito otimista avaliando positivamente o andamento do Programa.