Prefeitura de Canoinhas e Conselho realizam Conferência Municipal de Assistência Social
O Conselho Municipal de Assistência Social formado por representantes de entidades governamentais e não governamentais e a Prefeitura de Canoinhas através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Família, realizaram na última quarta-feira, 05 na Câmara de Vereadores a V Conferência Municipal de Assistência Social.
Evento de suma importância para o município, em razão de que foi discutindo e avaliando a participação popular e o exercício do controle social no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a dinâmica de efetivação dos dez direitos socioassistenciais aprovados na IV Conferência Nacional de Assistência Social, definindo estratégias de fortalecimento da participação popular, bem como a atuação das entidades de Assistência Social, sua co-responsabilidade no âmbito do SUAS, na execução da política e na perspectiva do fortalecimento do controle social em todos os níveis, da participação popular e da democratização de sua gestão interna e a participação popular e o controle social em relação ao orçamento e ao cofinanciamento, para a implementação do Plano Decenal da Assistência Social nos três níveis de governo.
A Conferência teve como principal meta avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do (SUAS), na perspectiva da participação e do controle social.
Participaram do evento Beto Faria, vice-prefeito do município, representando o prefeito Leoberto Weinert, vereador Beto Passos representando a Câmara de Vereadores, Leila Cristina Siems dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Hermínia Moreschi Chaves, secretária Municipal de Desenvolvimento Social e da Família, Anita Pereira representando a 26ª SDR, Denise Cardoso assistente social mestre em serviço social, professora da UNCe palestrante do evento, além de representantes das Secretarias Municipais, Fundação de Esporte e Cultura, Conselheiros, Associações, Escolas públicas municipais, estaduais e privadas e imprensa.
Inicialmente Leila, presidente do Conselho deu as boas vindas a todos e enalteceu a importância de avaliar a política de assistência social, tanto a nível Municipal, como Estadual e Federal.
O vice prefeito Beto Faria falou em nome do executivo municipal, destacando a participação de todos em um evento desta importância para a nossa sociedade, sejam representações govenamentais e não governamentais. Destacou os diversos programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e da Família e a futura implantação do CRAS III Centro de Referencia da Assistência Social que irá atender as comunidades de Encruzilhada, Rio do Tigre, Pedra Branca e a região do Piedade e Alto das Palmeiras e a construção da Casa Lar do Idoso que está com a sua obra em fase de conclusão e que irá abrigar pessoas idosas com mais de 60 anos sem vinculo familiar em tempo integral prestando toda a assistência.
Falou também do importante papel do poder legislativo junto ao executivo no andamento da política assistencial em nosso município.
Finalizando Beto deixou uma saudação a todos em nome do prefeito Leoberto que não pode estar presente e declarou aberta a Conferência.
Em seguida foi feito a leitura do regimento, sendo ele aprovado por todos os presnetes.
A secretária Maria Hermínia, fez um relato referente as mobilizações realizadas nos diversos segmentos da assistência social.
A assistente social Denise Cardoso abriu os trabalhos proferindo palestra, falando sobre o tema da conferência: "Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)".
Após a palestra Convidamos foram divididos os grupos para discutir 05 eixos:
01 – Processo Histórico da Participação Popular no País, Trajetória e Significado do Controle Social na Política de Assistência Social;
02 – Os Conselhos de Assistência Social e o SUAS: composição, dinâmica, caráter da representação e processo de escolha;
03 – Bases para Garantia do Financiamento da Assistência Social: a justiça tributária que queremos;
04 – Democratização da Gestão do SUAS e Entidades de Assistência Social e o Vínculo SUAS;
05 – Os Usuários e seu Lugar Político no SUAS e os Trabalhadores do SUAS em Relação ao Protagonismo dos Usuários.
No período da tarde os grupos se reuniram novamente na plenária da Câmara para apresentação e discussão das propostas e na oportunidade elegeram os delegados que irão representar nosso município na VII Conferência Estadual de Assistência Social.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Canoinhas