Após promover ações de combate à Gripe A com a distribuição de 15 mil panfletos explicativos junto à comunidade, a prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica e Sanitária estendeu os trabalhos preventivos até as escolas públicas do município.
Entre os dias 07 e 12 de agosto, equipes do Programa Saúde da Família (PSF) promoveram uma série encontros para repassar aos funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil, escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio orientações pertinentes aos cuidados necessários para se evitar o registro da Influenza (H1N1).
A capacitação atendeu merendeiras, auxiliares de cozinha, vigias, secretários e bolsistas das escolas. Em pauta, assuntos relacionados à prática de higienização e informações sobre meios de transmissão, sintomas da doença e medidas de prevenção. No dia 13 de agosto, o médico Fábio Zorthea, seguindo orientação da pasta de Saúde, esteve reunido com os agentes comunitários de saúde que atuam em diversas localidades do município.
O encontro aconteceu no Salão do Divino e teve, por objetivo, o repasse de novas informações sobre a Gripe A e os meios de como evitá-la. “A capacitação dos agentes de saúde foi de suma importância, afinal, são eles um dos principais difusores das orientações através de visitas domiciliares realizadas dia a dia nas comunidades”, comentou a secretária municipal de Saúde, Raquel Cunher Vieira.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Três Barras
Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP