Programa “De óleo no Futuro” é oficialmente lançado na região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Foi lançado oficialmente ontem na região o Programa Estadual de Coleta, Reciclagem e Beneficiamento de Óleo de Cozinha, denominado “De Óleo no Futuro”. A solenidade de lançamento do programa aconteceu na Asenca e contou com um público próximo de 200 pessoas. Representantes de todas as seis cidades que fazem parte da 26ª Secretaria Regional de Canoinhas participaram do evento, que contou ainda com as presenças dos prefeitos Renato Stasiaki de Porto União, Vanderlei Lezan de Irineópolis e do vice-prefeito de Canoinhas, Beto Faria entre outras autoridades de toda a região. O secretário regional Edmilson Verka que não pode estar presente porque estava em viagem, foi representado no evento pela diretora geral da SDR, Alcioni Kalikoski.

 

Conscientização

O gerente regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR Canoinhas, Hilário Damaso da Silveira que também coordena o comitê organizador do “De Óleo no Futuro”, disse que o objetivo do programa é o de conscientizar e mudar os hábitos da população no que diz respeito aos impactos ambientais causados pelo destino do óleo de cozinha. Damaso deu um exemplo preocupante e que justifica a iniciativa do programa. Ele disse que se cada habitante dos municípios da região lançasse em média cerca de 150 ml de óleo na natureza ao mês, o meio ambiente receberia algo em torno de 18 mil litros de óleo. O óleo que vai para o ralo da pia, por exemplo, causa elevação nos custos de tratamento do esgoto; obstrução das redes coletoras; impermeabilização do solo, o que dificulta o escoamento de água das chuvas e ainda ocasiona enchentes e contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Além disso, segundo Silveira, apenas um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água. Hilário fez questão de agradecer e parabenizar cada uma das pessoas que junto com ele participaram da comissão organizadora do programa na região, que não mediram esforços em trabalhar para ele se tornasse uma realidade.

 

Município recicla 80% do seu lixo

 

O prefeito Vanderlei Lezan parabenizou a iniciativa do programa e garantiu que seu município será um dos que mais vai se empenhar na iniciativa. “Irineópolis pode ser considerado um município que tem um povo que pensa de forma ecológica, lá nós podemos nos orgulhar em dizer que 80% do lixo que produzimos é reaproveitado”, afirmou. O vice-prefeito Beto Faria que representou o prefeito Leoberto Weinert no evento, também aplaudiu a iniciativa. Ele disse que nunca é tarde para tentarmos fazer alguma coisa pela preservação no nosso planeta e que ações como o “De Óleo no Futuro” são muito bem vindas, já que vão envolver principalmente as crianças, conscientizando-as para a prática de hábitos ecologicamente corretos.

 

Reaproveitamento

Sheila Sachweh, sócia-proprietária da empresa GR Soluções Ambientais que fará a coleta e destinação do óleo recolhido nas escolas, disse que sua empresa possui todas as licenças ambientais exigidas pela legislação em vigor para atuar no setor de coleta, transporte, armazenamento e destinação de óleos minerais e vegetais. O óleo recolhido será reaproveitado pela empresa que poderá utilizá-lo para a produção de materiais de limpeza, como detergente e sabão em pasta. O óleo, depois de reciclado também pode ser empregado na produção de adubo orgânico, ração para animais e até de biodiesel.

 

SDR de Canoinhas é exemplo para o Estado

 

A técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marcia Sonsine, que representou no evento o secretário de Estado, Onofre Santo Agostine, parabenizou a SDR de Canoinhas, bem como todos os integrantes da comissão que estava implantando o programa na região. “Gostaria de parabenizar cada um de vocês por terem acreditado nesta idéia e a colocado em prática, o exemplo de vocês será importante para todo o Estado de Santa Catarina, já que a SDR de Canoinhas é a primeira no Estado a lançar o programa”, destacou.

A diretora geral da SDR Canoinhas, Alcioni Kalikoski disse que a SDR de Canoinhas, através de suas gerências de Agricultura e de Educação não mediram esforços para motivar todos os municípios da região a aderir ao programa, tanto que ele recebeu 100% de adesão das prefeituras. “Estamos preocupados com o futuro de nossa região, para que tenha um desenvolvimento sustentável, este programa é uma prova de que o nosso Governador Luiz Henrique é um home público que tem responsabilidade e compromisso com as futuras gerações, já que se preocupa em conscientizar a população a dar o tratamento correto a este material, por isso estamos aqui hoje para colocar em prática esta brilhante idéia do nosso Governador e de toda a sua equipe”, disse. Ainda durante o evento o engenheiro ambiental da GR Soluções, Danilo de Oliveira fez uma breve palestra sobre o funcionamento do sistema de coleta do óleo nas escolas.

A solenidade foi encerrada com a assinatura do termo de adesão ao programa por todas as prefeituras da região, juntamente com a SDR de Canoinhas, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e a empresa GR Soluções Ambientais.



Joaquim Fernandes Padilha
Assessor de Comunicação – 26a SDR Canoinhas – SC