Com o objetivo de revisar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, elaborado em 2005, reuniram-se na última terça-feira, dia 07, no centro de treinamento da EPAGRI – CETRECAN, em Canoinhas, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário – CMDA, que contou com a participação do prefeito Municipal, Leoberto Weinert o qual salientou a importância do trabalho do dia, sendo fundamental para o desenvolvimento da agricultura do município.
A metodologia utilizada foi proposta pela Comissão Executiva do CMDA, onde cada participante, através do uso de targetas de papel, apresentou sugestões de áreas de atuação, para construir o novo Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, a fim de atender as necessidades do município, mas com o olhar no desenvolvimento regional.
O Banco do Brasil, através de seus representantes, João Vitório Margotto e Luis Magno Veiga, também presentes na reunião, aproveitaram o momento para apresentar informações gerais sobre PRONAF e PROAGRO e ao Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) que atualmente está em prática na região com a cultura da maçã, propondo um projeto que fosse elaborado com plantas ornamentais de espécies nativas da região, podendo ser incorporado também no Plano Municipal.
De acordo com as propostas levantadas pelos conselheiros foram definidas algumas áreas prioritárias de atuação e para fazerem parte do Plano Municipal, entre elas estão a Educação e Social, Tabaco, Pecuária de Leite e Corte, Infraestrutura, Meio Ambiente, Fruticultura, Comercialização e Agroindústria, Cereais, Esporte, Lazer e Cultura, Gestão da Propriedade Rural, Alternativa de renda, Olericultura e Agroecologia. A partir das áreas sugeridas foram formados grupos de trabalho e levantadas algumas questões e estratégias de ação, que serão encaminhadas para fazerem parte do novo Plano Municipal e discutidas em reuniões da Executiva do CMDA nos distritos rurais de Canoinhas, como o objetivo de envolver os moradores das respectivas comunidades nos trabalhos e em assuntos de interesse daquelas localidades, além de divulgar os trabalhos do Conselho.
Outra proposta sugerida durante o dia de trabalho foi a alteração no nome do Conselho, onde por votação ficou sugerido que passe a se chamar de CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL – CMDR, tal proposta deverá ser encaminhada ao Executivo para que sejam feitos os procedimentos legais para a substituição da nomenclatura.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Donato João Noernberg, o dia foi muito proveitoso e os objetivos plenamente alcançados. “Temos que agradecer ao apoio da administração municipal e o empenho dos conselheiros, pois sem isso não seria possível realizar o trabalho proposto”, concluiu o secretário.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Canoinhas