Desde o mês de maio as linhas telefônicas das Gerências Regionais de Saúde e de Educação em Canoinhas estão apresentando problemas. Os dois órgãos públicos tiveram suas linhas telefônicas bloqueadas por questões técnicas envolvendo as alterações no Sistema de Administração Financeira Estadual e também a assunção dos serviços bancários de pagamentos das obrigações do Estado pelo Banco do Brasil que incorporou recentemente o Besc.
O problema, segundo o secretário regional Edmilson Verka foi ocasionado em decorrência destas duas mudanças, e não por falta de pagamento das faturas. “O Estado pagou em dia as faturas correspondentes ao mês de maio e aos meses subsequentes, porém a empresa de telefonia OI, que comprou a Brasil Telecom, alega que não recebeu o pagamento”, explicou Verka.
Desde o início do problema a SDR de Canoinhas vem tentando encontrar uma solução, porém até agora o impasse continua. Atualmente a Gerência de Educação trabalha com apenas uma linha telefônica(3622-4090) das cinco linhas que possui e a Gerência de Saúde tem a disposição apenas os as linhas 3622-2313 e 3622-4153, porém somente para receber ligações. As ligações estão sendo feitas através de telefones celulares.
O secretário estará em Florianópolis nesta quinta-feira, levando consigo todas as cópias das faturas telefônicas quitadas para tentar uma solução com a direção da empresa OI, Banco do Brasil e com a Diretoria do Tesouro Estadual, órgão responsável pelos pagamentos do Governo.
Caso não consiga uma solução, a SDR deverá acionar judicialmente a empresa de telefonia exigindo a imediata ligação de todas as linhas telefônicas que se encontram bloqueadas.
—
Joaquim Fernandes Padilha
Assessor de Comunicação – 26a SDR Canoinhas – SC