O evento realizado no auditório da Gerência de Educação de Canoinhas contou com a participação da gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cláudio Caneshi, que explicou o funcionamento do Programa, que foi instituído pela lei estadual nº 14.330, de 18 de janeiro de 2008.
Conforme o gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR Canoinhas, Hilário Damaso da Silveira, o Programa terá enfoque nas escolas municipais e estaduais dos referidos municípios. Os prefeitos receberão informações de como funcionará o programa, que tem como objetivo a coleta, armazenamento, reciclagem e beneficiamento do óleo de cozinha utilizado. De acordo com o gerente, os prefeitos municipais deverão manifestar o interesse em aderir ao programa.
Ficou devido para o dia 02/06 a comunicação de adesão dos municípios ao programa e para o dia 10/06 o lançamento do edital de chamamento das empresas interessadas em participar do programa para realizar a coleta e beneficiamento do óleo. A SDR fará a licitação, onde a empresa vencedora terá como contrapartida disponibilizar materiais de limpeza e em alguns casos computadores e materiais de informática para as escolas
O programa, criado pela SDS, tem como objetivo a adoção de medidas de proibição de lançamento ou liberação de poluentes nas águas, ar ou solo. O intuito é conscientizar a sociedade em favor do meio ambiente, favorecendo assim a exploração econômica da reciclagem dos óleos e gorduras em questão, desde a coleta, transporte e revenda, até os processos industriais de transformação, de maneira a gerar mais emprego e renda para os catarinenses. Caneshi lembrou que um litro de óleo jogado nos rios polui até 1 milhão de litros de água.
Para o secretario regional de Canoinhas Edmilson Verka, ações como essa significam muito em defesa do meio ambiente, ajudando a manter a qualidade dos mananciais. A gerente de educação, Francisca Maiorki destacou que é importante a participação de todos os alunos e da comunidade escolar neste processo, para o manejo sustentável dos produtos industrializados. “Os pais precisam ter consciência nas ações diante dos filhos”, disse a gerente.
Joaquim Fernandes Padilha – Assessor de Comunicação
26a SDR Canoinhas – SC