You are currently viewing A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA OS SERVIÇOS DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA OS SERVIÇOS DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Saúde do município de Canoinhas através do setor de epidemiologia,, informam os serviços do Ambulatório para a população em geral.

 

O Ambulatório de Epidemiologia funciona na Rua Emílio Scholze, nº. 1200, conta com uma equipe de 2 enfermeiros, 2 médicos, 1 psicólogo, um assistente social e 1 técnica de enfermagem.

 

A Vigilância Epidemiológica é definida como “um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos” (Lei 8.080/90). Tradicionalmente tem priorizado a coleta de dados e a organização de sistemas de informação objetivando a implementação de ações oportunas frente a problemas prioritários, que requerem intervenção imediata, como também, para fornecer indicadores para a análise epidemiológica de tendências, possibilitando a tomada de decisão e o planejamento em saúde.

 

Entre as atividades de notificação e investigação de doenças de notificação compulsória, busca ativa de pacientes suspeitos ou confirmados e orientações sobre transmissão e prevenção de doenças e outras áreas pertinentes; coleta de sangue para investigação de doenças, para posterior envio ao laboratório do estado de Santa Catarina; realiza também investigação de óbito materno e infantil e de monitoramento (de doenças diarréicas agudas).

 

Atualmente estão em funcionamento no Ambulatório de Epidemiologia os seguintes programas:

 

Dengue – as ações de controle da Dengue são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde através dos agentes de Vigilância Epidemiológica. O trabalho de combate e controle da Dengue em Canoinhas é permanente, 2 agentes fiscais, fazem o monitoramento constante da presença de focos da dengue na  área urbana. Uma vez por mês, eles visitam aproximadamente 550 pontos considerados estratégicos, para o combate dos focos do mosquito (como floriculturas, ferros-velhos e borracharias). Além de informar e orientar a população, os agentes buscam a sensibilização para a conscientização das pessoas de que a colaboração e limpeza dos terrenos é a melhor maneira de se prevenir e evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. 

Programa de Controle da Tuberculose (PCT) – é baseado no diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. As etapas são: Tratamento médico-ambulatorial, exames laboratoriais e radiológicos, controle de contactantes visando romper com a cadeia de transmissão da doença e apoio ao tratamento. O maior desafio do PCT é reduzir os casos de abandono e a multirresistência da doença. No ano de 2007 foram diagnosticados e tratados 12 casos de Tuberculose.

 Programa de Controle da Hanseníase – A Secretaria de Saúde do município de Canoinhas com o compromisso de eliminar a hanseníase até o ano de 2010, ou seja, alcançar o coeficiente de prevalência de 1 ou menos de 1 caso para cada 10 mil habitantes está trabalhando no sentido de: suspeitar, diagnosticar e tratar o maior número de casos da doença. No ano de 2008 foram diagnosticados e tratados 13 casos novos de hanseníase no município de Canoinhas, destaca-se que todos os Postos de Saúde estão capacitados para suspeitar e encaminhar os casos suspeitos para o serviço especializado, sendo que o tratamento é gratuito e interrompe a transmissão da doença para outras pessoas. Com o diagnóstico precoce e o tratamento feito corretamente, o paciente fica totalmente curado e sem seqüelas. 

Programa de Controle de DST/HIV/Aids – vinculado ao serviço de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. O Programa hoje é desenvolvido na perspectiva três focos de atenção, aconselhamento visando a orientação para DSTs e testagem anti-HIV;  Laboratório de diagnóstico de HIV, sífilis e Hepatites virais  e Serviço de Assistência aos portadores do HIV, doentes de Aids e seus familiares. A implantação oficial do Programa DST/AIDS ocorreu em novembro de 1995 com a notificação do primeiro caso de Aids em nosso município, o serviço trabalha com o objetivo de: Proporcionar uma ampla cobertura de diagnóstico de HIV para os cidadãos de Canoinhas, contribuindo para o diagnóstico precoce em gestantes e população em geral; Desenvolver trabalho educativo de prevenção nos eventos e mutirões da saúde, Sipats de empresas, escolas e outras instituições de nossa sociedade, através da realização de palestras, dinâmicas de grupo, debates, distribuição de material informativo e de preservativos; oferecer capacitações na área das DST e Aids, para profissionais de saúde, agentes comunitários e lideranças comunitárias.

 

Programa do tabagismo – Tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a conseqüente morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas.  Para auxiliar pessoas que queiram parar de fumar, a equipe está iniciando o “Programa de Tratamento do Tabagismo”.

 

O tratamento inclui sessões de psicoterapia em grupo e avaliações individuais, além do fornecimento de orientações para familiares e usuários sobre a luta diária para vencer o vício, responsável hoje por mais de 50 tipos de doenças, como as cardiopatias, o câncer e até impotência sexual. Maiores informações podem ser obtidas através do Tel.: (47) 3622 8416.

 

Sistemas de Informações Implantados no Município e alimentados na epidemiologia:

SIAB – Sistema de Informações de Atenção Básica

SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação

SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional

MDDA – Monitoramento das Doenças Diarréicas

API – Avaliação do Programa de Imunização

SIM – Sistema de Informação de Mortalidade

SINASC – Sistema de Informação de Nascidos Vivos

 

SICLOM – Sistema Logístico de Medicamentos

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Canoinhas