Para assegurar o direito à educação municipal aberta todos os alunos, independente de suas necessidades, A Prefeitura de Mafra está recomeçando neste ano, através da Secretaria Municipal de Educação, o trabalho de inclusão digital. Esse trabalho tem sido uma constante da educação municipal dos últimos anos, porém, no ano letivo de 2009, sofrerá alteração na foram de execução.
Até o ano passado o atendimento das crianças com necessidades especiais era feito por profissional capacitado no prédio da secretaria, em horário contrário ao da escola. A partir deste ano, os profissionais farão o atendimento diretamente no ambiente escolar das crianças.
Na última semana um profissional de psicologia iniciou junto com a equipe de ensino da secretaria, visitas nas escolas da rede municipal. A partir da próxima semana, outros profissionais das áreas de fonoaudiologia e psicopedagogia, formarão a equipe que atuará diretamente com as crianças.
A Secretaria de educação está recebendo todo apoio do Prefeito Jango Herbst, para que a educação municipal garanta que os direitos dos cidadãos sejam assegurados e educação inclusiva sendo fortalecida. A Secretária de Educação Marise Valério Braz de Oliveira, salientou a importância de uma equipe multidisciplinar para auxiliar no processo de aprendizagem. "A cada dia fica mais gritante a necessidade dessa equipe para auxiliar, não atuando diretamente com a parte clínica, mas sim com a parte escolar orientando, participando do processo educativo", destacou.
Aprendizagem
Em paralelo ao trabalho junto às crianças com necessidades especiais, o município dedicará, a exemplo dos anos anteriores, atenção especial aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Esses alunos receberão acompanhamento de equipe de ensino e profissionais qualificados diretamente nas escolas.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Mafra