Proximidade com os grandes centros é um dos pontos favoráveis do município, diz o prefeito Elói José Quege
TRÊS BARRAS – Em breve o município de Três Barras terá o seu Conselho Municipal e a sua Associação do Turismo Rural. A decisão foi tomada na manhã do último sábado, 31, durante encontro que reuniu no sítio São José, na localidade de Barra Grande, representantes da prefeitura de Três Barras e dos produtores rurais. A intenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente é inserir o município na rota catarinense do turismo rural, explorar com maior intensidade os fatos históricos de Três Barras, elaborar projetos e, com isto, obter recursos para o desenvolvimento do turismo em todas as suas esferas.
A gerente municipal de Turismo, Cléa da Silveira Xavier, disse que o município possui um grande potencial turístico, porém, precisa colocar em prática alguns mecanismos que chamem a atenção dos visitantes. Cléa propôs, durante o encontro, a elaboração de um roteiro que ofereça opções de lazer, entretenimento, gastronomia e que também englobe o turismo histórico-religioso e o rural. “Hoje, por exemplo, quem visita o Museu Municipal não encontra uma diversidade naquilo que tange alimentação, hospedagem e diversão, precisando, na maioria das vezes, se deslocar a Canoinhas”, frisou.
Para o prefeito Elói José Quege (PP), a proximidade com os grandes centros urbanos do Paraná e de Santa Catarina são pontos favoráveis para que Três Barras se torne referência regional em turismo rural. Quege destacou ainda o amadurecimento do grupo presente ao encontro pelo fato dos integrantes quererem agregar valor a tudo aquilo que é produzido dentro das propriedades rurais. “São nas coisas simples, como oferecer um passeio a cavalo, nas peças artesanais , na geléia produzida com frutas sem agrotóxicos, na comida colonial, que está o chamariz para a vinda de visitantes”, comentou.
Ações no turismo
Quege informou aos produtores rurais a ampliação da Casa Colonial fixada às margens da BR-280, na localidade de São João dos Cavalheiros. De acordo com o prefeito, o local vai receber uma nova estrutura que será destinada à produção de artesanato. Em breve, o prédio e sua área externa também vão passar por uma remodelação arquitetônica visando tornar o local um ponto de parada para as linhas de ônibus que transitam pela rodovia. “Vamos aplicar recursos para equipar a Casa Colonial, objetivando, com isto, que nossos produtores possam expor e comercializar seus produtos. Com o passar do tempo, a Associação será auto-suficiente para comandar a Casa, não dependendo mais da prefeitura”, ressaltou.
Já o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Ernani Wogeinaki, disse que outra intenção do município é recuperar o Parque da Floresta Nacional do Ibama. Nos próximos dias, Wogeinaki, juntamente com o prefeito Elói José Quege, devem estar em Brasília para apresentar um projeto e solicitar recursos junto ao Instituto Chico Mendes.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Três Barras
Rodrigo Melo – MTb/SC 01467-JP