Federação Nacional das Apaes promove Semana Nacional do Excepcional

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com o tema: "Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade”, a Rede Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) promove, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional do Excepcional.

 Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca da garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

 Essa questão, de forte apelo nacional, foi revigorada em 2006 com a Declaração da Organização dos Estados Americanos (OEA) da “Década das Américas: pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência, durante o período 2006-2016”, elegendo como lema: "Igualdade, Dignidade e Participação".

 Por esta razão, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) considerou fundamental a adoção deste mesmo lema para os próximos dez anos – Igualdade, Dignidade e Participação – e a eleição de um tema anual, em consonância com a Declaração, que ajude a harmonizar esforços para que eles tenham uma mesma direção, embora sem a intenção de padronizá-los.

Ações baseadas na dignidade

A Fenapaes acredita que a dignidade é um valor intrínseco ao ser humano, ou seja, é algo que não deve ser esperado como reconhecimento, mas construído internamente pela própria pessoa. Onde as condições mínimas para uma existência digna não forem asseguradas e os direitos fundamentais não forem reconhecidos, não haverá espaço para a dignidade das pessoas. Por sua vez, estas poderão não passar de mero objeto de arbítrio e injustiças. Acima de tudo, construir dignidade significa ter o direito de exigir respeito.

 

Fonte: http://clickriomafra.com.br