Porto União supera meta estipulada para 2009 no Ideb

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

O Ensino Fundamental em Porto União representou bons números no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Os dados foram divulgados no mês de junho com base no estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coordenados pelo Ministério da Educação. Nas escolas municipais o destaque foi o Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, na Área Industrial, que de 3,8 foi para 4,7 em 2007, isso nos anos iniciais. As notas de Porto União ultrapassam a meta estabelecida para 2009 e o que se busca é crescer ainda mais.

  

Em uma análise das redes municipal e estadual de Porto União nas séries iniciais de 3,7 em 2005, a nota foi para 4,3 no ano passado e ainda avaliando os anos finais de 4,1 em 2005 o resultado saltou para 4,2 em 2007.  Dois indicadores são utilizados para se chegar ao resultado: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Sendo assim o indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. 

  

A combinação de ambos tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.

 


Segundo o secretário de educação, Bento Trindade Junior, a Prova Brasil aplicada em 2005 e 2007 não atingiu a área rural e para o ano que vem toda a educação do interior deve receber a avaliação. Outro parâmetro que será avaliado é o da Provinha Brasil, em alunos do 2º ano do fundamental, realizado nas escolas no começo desde ano e ainda será aplicado no final. “Com isso as escolas terão  parâmetros para analisar o desenvolvimento do novo fundamental de nove anos”, explicou o secretário.

  Para alcançar boas notas no Ideb todo investimento feito na área educacional conta para o desempenho e como conta o secretário Bento foram realizados investimentos em todos os Núcleos de Educação Infantil, Núcleos de Educação (referente a 1ª a 8ª séries) com aquisição de material pedagógico, reforma nas escolas, curso de formação continuada a todos os professores, contratação de pessoal, atenção especial na merenda escolar, distribuição de uniformes a todo o fundamental, além de toda o suporte necessário nas atividades escolares. “Além do trabalho realizado em contra-turno com o reforço escolar, para aquele aluno que possui alguma dificuldade na aprendizagem.”, afirma Trindade.

 

Fonte: http:// portouniao.sc.gov.br