Sadia, prefeitura de Mafra e Governo do Estado assinam protocolo de intenções

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Foi assinado na quinta-feira, dia 26, no salão paroquial da Igreja Matriz São José o protocolo de intenções para a construção de um abatedouro de suínos da Sadia em Mafra. O documento foi assinado pelo presidente da empresa, Gilberto Tomazoni, pelo governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e pelo prefeito de Mafra, João Alfredo Herbst, em solenidade marcada pela presença e manifestação da comunidade.

Em seu discurso, o prefeito de Mafra, Jango Herbst, agradeceu ao presidente e diretores da Sadia. “Em nome do povo mafrense, o nosso agradecimento por acreditar na potencialidade do nosso município”, falou ele. “A partir de hoje Mafra conhecerá uma nova realidade, através de empregos e renda. Este gigante nacional, que é a Sadia, fará com que Mafra colha um resultado altamente positivo”.   

Jango agradeceu ainda ao governador pelo trabalho dedicado aos mafrenses ao longo dos anos. Ele falou também sobre a luta para trazer um novo investimento para a cidade. “A assinatura do protocolo de intenções com a Sadia representa uma conquista sem precedentes na história mafrense”, afirmou Jango.

Segundo o presidente da Sadia, a intenção da empresa em construir uma unidade de produção em Santa Catarina é uma forma de retribuição pelo trabalho que o Estado tem feito no campo sanitário. “Hoje Santa Catarina é o único estado livre, sem vacinação, da febre aftosa”, disse Tomazoni em seu discurso. “Isto foi um ponto definitivo para a decisão deste empreendimento”.

Em seu discurso, o presidente da Sadia falou sobre a localização privilegiada do Planalto Norte, geograficamente. “Está próximo dos portos, tem estrada de ferro, tem bacia hidrográfica, tem disponibilidade de energia elétrica”, afirma Tomazoni. “Mas o fato mais importante da região é sua gente, com vontade de crescer e que não teme desafios”.  

O presidente da União Brasileira de Avicultura, Zoé Silveira d`Ávila, também esteve presente no evento e, em seu discurso falou sobre a  potencialidade de crescimento que Mafra passa a ter com a chegada da empresa. “Aonde a Sadia entrou, houve desenvolvimento”, afirmou ele.

O governador Luiz Henrique da Silveira foi o último a se pronunciar e começou seu discurso com a frase “Mafra sorria, você ficou mais Sadia”. “Quero dizer a você que hoje, seguramente, é um dos dias mais felizes da minha vida política”, afirmou. “Meu sonho não era o de ser governador, mas de, sendo governador, revogar a situação de abandono em que vivia toda essa região do Planalto Norte”.

Segundo o governador, a região do Planalto Norte tem a vantagem de ter terras planas, “que permitem, junto com a criação do suíno e do frango, a produção de grãos capaz de competir com uma produção de grãos do Brasil central”. Além disso, o município de Mafra apresenta uma localização estratégica. “Os produtos daqui estão próximos do grande mercado de Curitiba, de Joinville, Jaraguá do Sul e estarão muito próximos do grande mercado do Vale do Itajaí, com as estradas que estamos rompendo serra abaixo”.

“A Sadia é por isso, eu não tenho dúvidas, implantadora do projeto que vai ser, dos seus todos, o de maior sucesso”, finalizou.

Estiveram ainda presentes na solenidade diversas autoridades, como os Deputados Federais Mauro Mariani e José Carlos Vieira, o Deputado Estadual Mauro Aguiar, o Diretor do BRDE Cacildo Maldaner, o Secretário Regional Abel Schroeder, além da diretoria da Sadia, prefeitos dos municípios vizinhos, vereadores, comerciantes, agricultores e imprensa, entre outros.

Fonte: http:// clickriomafra.com.br