A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas através de seu departamento de Vigilância Sanitária (VISA), dando continuidade à divulgação das ações de VISA, informa:
CAMPOS DE ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Na área de Produtos:
- água mineral e outras bebidas;
- alimentos;
- saneantes;
- cosméticos;
- medicamentos.
Na área de Serviços:
- consultórios dentários;
- hospitais e clínicas;
- salões de beleza;
- serviços de sangue e hemoderivados;
- produção, transporte e guarda de produtos tóxicos e radioativos;
- radiações de qualquer natureza;
- fiscalização sanitária em portos, aeroportos e fronteiras.
ENTENDA COMO ATUA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA NAS VÁRIAS ESFERAS – FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
No Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, as esferas federal, estadual e municipal têm responsabilidades próprias, mas trabalham de forma integrada.
Exemplos de atuação integrada das três esferas de Vigilância Sanitária.
- A vigilância federal, representada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), permite ou não que um medicamento seja fabricado e concede um número de registro no Ministério da Saúde. O número de registro garante que a indústria foi inspecionada e que o medicamento é fabricado de acordo com as normas de segurança e qualidade. A vigilância estadual fiscaliza a empresa que fabrica o medicamento. A vigilância municipal inspeciona todas as farmácias e drogarias localizadas no município.
- A vigilância federal cria normas para que os serviços de saúde sejam mais seguros. A vigilância estadual inspeciona (fiscaliza), por exemplo, os hospitais e os serviços que fazem hemodiálise (um tratamento para pessoas cujos rins não funcionam). A vigilância municipal inspeciona os consultórios médicos e odontológicos.
|
|
|
Fonte: http://www.pmc.sc.gov.br/