A equipe do PSF Cohab I, coordenado pela enfermeira Rosi Mayer Dirschnabel vem desenvolvendo várias atividades em educação em saúde na sua área de abrangência, entre elas o teatrinho de fantoches.
A elaboração dos personagens e o texto da peça são de autoria da técnica de Enfermagem Dayana Grein, o texto trata da importância da higiene do corpo, lavagem das mãos, escovação dos dentes, cuidados para evitar os piolhos, e alimentação saudável. Os personagens: Lobo mau, fadinha Bebel, Pedrinho e Chapeuzinho Vermelho, ganham vida nas mãos e vozes das Agentes Comunitárias de Saúde Ivone Schupel, Silvane Fladzinski, Vanda Erli Moreto e da enfermeira Rosi.
O teatro de fantoche já foi apresentado na Escola Francisco Hass na localidade do Rodeiozinho, para alunos do pré-escolar e primeira série. E no dia 16 último, foi realizado no Pré-escolar Vovó Joana, na Cohab I, da professora Marilza Gmach Ferens, nesta, todas as crianças da escola participaram, a Secretária de Saúde Cátia Taciana Torstenberg estava presente prestigiando o evento e pode observar a empolgação das crianças, que interagem conversando e cantando com os bonecos e de maneira lúdica aprendem brincando. Após a apresentação do teatro as crianças demonstraram na prática alguns conhecimentos adquiridos como lavar corretamente as mãos antes de saborear a deliciosa refeição preparada pela Juçara Schadek (neste dia foi servido feijão, risoto de frango, salada de beterraba e cenoura acompanhada de suco natural com maça, laranja e tangerina) e também mostraram que aprenderam como escovar os dentes e a língua.
Cada criança recebeu um porta escova, (confeccionado pela técnica de Enfermagem Dayana que utilizou de maneira muito criativa potinhos de plásticos e EVA), um tubo de creme dental e uma escova de dente para deixar na escola e outra para levar para casa. Acredita-se que pequenas ações iguais a estas promovam saúde por meio da prevenção, e possam ter grandes efeitos na vida destas crianças. Porém, o sucesso destes eventos somente foi possível com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, das professoras Rúbia, Maria e Josi (Escola Francisco Hass) e da professora Marilza que participou de todo o planejamento desta ação.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Papanduva