Mais uma grande empresa confirma o interesse em se instalar em Santa Catarina. A Eucatex Mineral, braço agrícola do Grupo Eucatex, deve implantar uma unidade em Canoinhas, no Planalto Norte do Estado, com a geração de 70 empregos de mão-de-obra local.
A oficialização da empresa paulista sai em 30 dias, depois de análise minuciosa da qualidade da matéria-prima, cascas de pinus para a produção de fertilizantes.
Segundo o secretário regional de Canoinhas, Edmilson Verka, as negociações estão em fase de conclusão e ontem a direção geral da Eucatex deu o aval para a instalação da unidade em SC, informação confirmada pelo gerente industrial da Eucatex Mineral, Edson Lisboa.
– A fábrica vai produzir substrato agrícola (adubo orgânico) a partir dos resíduos da cadeia produtiva da madeira, com aproveitamento de cascas de pinus. Inicialmente, vai consumir cerca de 2 mil toneladas de matéria-prima por mês, mas pretende atingir a produção da unidade paulista, que hoje consome 4 mil toneladas por mês – disse.
Verka afirmou que o investimento total deve chegar a R$ 400 milhões, isso se a Eucatex trouxer para o Estado outras duas unidades da empresa, uma fábrica de tintas e outra de MDF (compensado), que fazer parte do grande projeto do Grupo Eucatex.
– Isso ainda não está confirmado. O que já pode ser anunciado é a instalação da Eucatex Mineral em Santa Catarina – destacou.
Quatro empresas madeireiras da região já enviaram amostras da matéria-prima para São Paulo. De acordo com o gerente da Eucatex, a qualidade do material enviado atende às especificações da empresa e a direção geral do grupo já deu o aval para a instalação da unidade em SC.
Lisboa disse que serão gerados, inicialmente, 70 empregos na nova unidade em Canoinhas, e que a empresa precisa ainda de uma área de 60 mil metros quadrados para a instalação do parque fabril.
Fonte: Diário Catarinense.