Reunidos no gabinete do prefeito Wanderlei Lezan (PMDB), na tarde desta segunda-feira, 11, um grupo de moradores de bairros de Irineópolis, participaram de uma reunião com objetivo de fundar a Associação de Catadores de Reciclagem Bom Jesus, sociedade civil de direito privado. A entidade que inicialmente conta com 10 sócios-fundadores, funcionará em sede própria localizada às margens da Estrada Geral da Colônia Batatal.
A diretoria que exercerá sua função provisoriamente até a elaboração e registro do estatuto é presidida por Josemar José de Oliveira, tendo como vice, Nanci Carneiro; tesoureiro, Adecir Lino e secretária, Lindamir Becker Theis.
Também participaram do encontro, Vianei de Cássia Godoi Telles, assistente social da secretaria do Desenvolvimento Comunitário do município; Leonardo Quadros Filho, consultor-técnico da Ampla Norte; Luiz César Batista, secretário executivo da Ampla Norte e o ex-prefeito do município paranaense de Bituruna, João Nhoatto, atual secretário de Indústria e Comércio.
Capacitação
Leonardo Quadros Filho, que presta consultoria à prefeitura de Irineópolis no processo de implantação da Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), fala que este projeto tem base tecnológica da Universidade do Contestado (UnC) Campus Canoinhas, sendo esta unidade de ensino responsável pela capacitação e apoio técnico aos membros associados da nova associação, os procedimentos no processo de reciclagem de resíduos sólidos, os pontos negativos e positivos dessa atividade. Quadros destacou que os associados terão toda a assistência médica necessária, vacinação preventiva para várias doenças e orientação sobre manipulação de materiais contaminados em geral e cursos de capacitação.
Benefícios à Comunidade
Numa segunda reunião, realizada mais tarde na Câmara Municipal, Luiz César Batista, fez uma breve palestra áudio-visual mostrando o modelo de reciclagem realizado pela prefeitura de Bituruna por meio da Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos (UTC), a pioneira no Estado do Paraná.
Batista lembra que a UTC de Irineópolis, a primeira Unidade projetada pela UnC Canoinhas no Estado de Santa Catarina, deverá entrar em pré-operação (testes) no início de março próximo, trará à comunidade, entre outros benefícios, a reinserção social dos catadores, carrinheiros e de suas famílias por meio da geração de trabalho e renda. Proporcionará ainda, a efetiva reintrodução no processo produtivo dos materiais recicláveis (inertes e orgânicos), com melhorias significativas na economia do município. Promoverá a mobilização comunitária e disseminação no meio social dos conhecimentos e práticas ambientalmente corretas; a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, com redução drástica dos prejuízos ambientais; o fim dos lixões e dos locais de descarte clandestino de lixo e a melhoria dos padrões da saúde pública.
"Irineópolis saiu na frente neste setor", comemora o prefeito Wandelei Lezan, eufórico com a proximidade do funcionamento da UTC. Para ele, a unidade do seu município servirá de modelo para todas as prefeituras do Estado. A implantação e o funcionamento da associação de catadores junto à UTC, terão o apoio e assistências de parcerias diversas, entre elas de Flávia Metzler, da secretaria de Desenvolvimento Comunitário, que atou no processo como presidente da Comissão Instituidora.
(Texto – Lúcio Colombo)