Outubro é marcado mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o "Outubro Rosa". Com início na Califórnia em 1997 o movimento difundiu-se por todo o mundo. O objetivo é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, já que detectado no estágio inicial a expectativa de cura chega a 95%. A Federação Catarinense de Municípios – FECAM apoia essa iniciativa e motiva os municípios do estado a se engajarem na campanha com ações que ampliem o conhecimento sobre a doença e sua prevenção.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer – Inca, Santa Catarina deve ter 25 novos mil casos de todos os tipos de câncer diagnosticados em 2014. No estado, estão no topo da lista o câncer de próstata, de mama, de traqueia, brônquios e pulmão. Entre os mais registrados entre as mulheres estão o de mama e o de colo de útero. Os exames preventivos de mama devem ser feitos anualmente a partir dos 40 anos e o de colo de útero devem ser feitos entre os 25 e 64 anos.
O autoexame de mama deve ser feito mensalmente, mas não deve ser a única forma de prevenção. Em maio de 2009, entrou em vigor no Brasil a Lei nº 11.664/08, que assegurou a todas as mulheres o direito à mamografia periódica de forma gratuita pelo SUS após os 40 anos – como também o exame de colo de útero para todas as mulheres sexualmente ativas.