Atividades educativas preencheram a programação dos municípios catarinenses durante a Semana Nacional de Trânsito

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os municípios de Santa Catarina se engajaram na Semana Nacional de Trânsito que teve início no dia 18 de setembro e terminou nesta quinta-feira (26). Eles executaram ações para despertar a consciência e a paz no trânsito. Prevista na Lei nº 9.503 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana tem a finalidade de sensibilizar a sociedade quanto à segurança no trânsito. Este ano o pedestre foi o centro das atenções.

Confira algumas atividades que ocorreram pelo estado:

Sul

O município de Criciúma promoveu blitz educativa, o dia Cidade sem Meu Carro e palestras de orientação nas escolas. No dia 25 a Praça Esperandino Damiani foi transformada em uma feira de educação em alusão à Semana Nacional do Trânsito. Aproximadamente 900 crianças de diversas instituições de ensino, participaram do evento de encerramento.

Grande Florianópolis

O município de São José levou alunos para a Avenida Central do bairro Kobrasol em uma caminhada pela paz com faixas de conscientização. Enquanto se concentravam na avenida uma Guarda de Trânsito explicava a importância de repensar o trânsito de forma segura e acessível para todos. O município ainda realizou também palestras nas escolas e blitz educativa nos bairros.

Em Tijucas vários Projetos e Campanhas entraram em ação como: "Trânsito: Por que agimos assim?" e "Trânsito Seguro". Alunos participaram da Campanha "Respeite a Faixa de Pedestre", para conscientizar motoristas e pedestres a fazer correto uso das sinalizações de trânsito. Foram também realizadas missas, caminhadas pela atenção à vida, distribuição de folders de orientação e ainda fiscalização preventiva.

Vale do Itajaí

O município de Pomerode colocou outdoors de conscientização pela cidade e agentes de trânsito promoveram circuitos, palestras em escolas, orientação de ciclistas e o Concurso Municipal Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito incentivando alunos a escreverem e desenharem sobre o tema da Semana.

No município de Blumenau, veículos acidentados foram expostos próximo aos terminais de ônibus e na Praça Doutor Blumenau. A Escola Pública de Trânsito do município realizou blitz educativas em faixas de pedestre, além de ter participado da Primavera no Centro, onde colocou uma tenda para orientar a população. A Escola integrou também a Caminhada do Movimento Paz no Trânsito.

O município de Presidente Getúlio editou e distribuiu uma Cartilha intitulada "Pé na Faixa, com o objetivo de construir outra postura do pedestre e do motorista visando a segurança. Foram também realizadas ações educativas em escolas e caminhada pela paz no trânsito.

Timbó realizou visitas a alunos para orientar os cuidados a se ter no trânsito. Alunos-guia também fizeram bliz educativa entregando folders enfatizando as boas condutas e comportamentos que se deve ter no trânsito, e o respeito ao próximo.

A Campanha "Peça Permissão" ocorreu durante toda a Semana do Trânsito em Indaial. A Campanha busca a conscientização dos pedestres e condutores sobre a importância de se usar e respeitar a faixa de pedestres. Além disso, o município promoveu exposição de fotos, estatísticas dos acidentes e mostra de carros acidentados. Foi feito também o I Concurso Cultural de Educação no Trânsito nas escolas com o intuito de conscientizar os futuros motoristas.

Norte

No município de Joinville o foco é a conscientização. A promoção do Dia Mundial sem Carro fechará algumas ruas da cidade para o tráfego de veículos que serão ocupadas por pedestres e atrações artísticas, culturais e de lazer. A programação integra ainda um "Pedalaço" um concurso de maquetes com crianças da 5ª série com o objetivo de conscientização e ainda um Seminário de Trânsito com o tema: "Qual Trânsito Queremos?". A prefeitura também emitiu gratuitamente credenciais de estacionamento de idosos com mais de 60 anos.

Oeste

Em Chapecó foi realizado concurso de cartazes e de Blogs desenvolvidos por alunos das escolas municipais. Palestras educativas também serão realizadas em escolas, empresas e clubes de serviço. A distribuição de Folders, amostra de carros batidos, atividades nas faixas de pedestres, passeio de motos, passeio ciclístico, inspeção veicular, simulação de acidentes além de corridas e caminhadas também fizeram parte da programação do município.

O município de Água Doce realizou um pedágio educativo com o tema Paz no Trânsito. Alunos de escolas municipais participaram e passaram informações aos motoristas. As crianças ainda entregaram um lixeiro de automóvel contendo panfletos.

Em São Lourenço do Oeste foi feita a orientação com dicas de trânsito, passeio ciclístico, conscientização na Praça com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária e o Corpo de Bombeiros e ainda palestras de orientação e concursos para estudantes.

Piratuba realizou uma mobilização diferente para marcar a Semana de Trânsito, com a intenção de mostrar o que um acidente pode causar, foi realizado um acidente simulado para conscientizar motoristas e a população sobre o que um acidente pode causar. Alunos também acompanharam a simulação.

Lages realizou atividades como o "Dia D" e a campanha "Quem dirige sua vida não morre no trânsito". Shows musicais e de dança, escolinha de trânsito, cinema orientador e muita diversão instrutiva fizeram parte da programação.