You are currently viewing Prefeitos da AMPLANORTE procuram Governo do Estado para pedir apoio ao desenvolvimento

Prefeitos da AMPLANORTE procuram Governo do Estado para pedir apoio ao desenvolvimento

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na última semana prefeitos e vices dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE se reuniram, em Florianópolis, com o Governo Estado. O objetivo do encontro foi discutir o desenvolvimento regional, bem como pedir urgência na liberação de recursos da defesa civil.

Aldomir Roskamp, presidente da entidade e prefeito de Monte Castelo relatou a necessidade de uma retomada do desenvolvimento econômico do Planalto Norte, mais especificamente dos municípios que compõem a AMPLANORTE, visto que a dependência de recursos federais e estaduais está se tornando muito acentuada, ficando, os municípios, cada vez mais sem fôlego financeiro, considerando apenas a receita própria.

Para o Governo a região deve ser olhada com outros olhos, pois possui um posicionamento geográfico e estratégico muito importante. Porém, a vocação econômica precisa estar fundamentada. Para tanto, o Governo pediu para que a superintendência do Sebrae se empenhe com a elaboração de um máster plano caracterizando os potenciais e as vantagens da região. Posteriormente o documento será canalizado via Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, responsável pelos contatos com investidores.

O prefeito de Canoinhas Luiz Alberto Rincoski Faria também se posicionou e relatou que o ano de 2008 foi um ano de muita expectativa para a microrregião, pois foi quando a Aurora e a Sadia assinaram protocolos de intenções se propondo a investir nas cidades de Canoinhas e Mafra, respectivamente. Estes investimentos passariam da ordem de um bilhão de reais.

O vice-prefeito de Porto união, Aloisio Salvatti lamentou que não há mais sustentabilidade, se for considerada a maneira com que as empresas vêm operacionalizando a estruturação fiscal das saídas de mercadorias. As mesmas transferem as mercadorias para os portos e outros estados abaixo do preço de custo, não agregando valor na sua origem, levando ao decréscimo do índice de arrecadação de ICMS dos municípios.

A presidência da AMPLANORTE solicitou também celeridade para a liberação de recursos para custeio do combustível utilizado nos trabalhos de atendimento aos desabrigados, feitos pela defesa civil. O Governo do Estado afirmou que este dinheiro está garantido.

Participaram do encontro Aldomir Roskamp, presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo; Luiz Alberto Rincoski Faria, prefeito de Canoinhas; Aloisio Francisco Salvatti, vice-prefeito de Porto União; Gilberto Damaso da Silveira, prefeito de Bela Vista do Toldo; Israel Kiem, prefeito de Major Vieira; Eloi José Quege, prefeito de Três Barras; Circe Neppel Sfair, vice-prefeita de Irineópolis; Roberto Agenor Scholze, prefeito de Mafra; Gervasio Uhlmann, prefeito de Itaiópolis; Hélio Daniel Costa, Secretário Executivo da AMPLANORTE e Claudio Gadotti, de Major Vieira.