Na última segunda-feira (12) os prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE se reuniram em Canoinhas na 3ª Assembleia Ordinária. Entre os assuntos estavam a Casa de Apoio para tratamento oncológico de Porto União; os preparativos para o Programa Planorte Leite, cujo lançamento ocorre no dia 23 de maio em Canoinhas; o Grupo de Trabalho para elaboração do Projeto Universidade Fronteira Sul; a nova Agenda Federativa de Brasília; a homologação dos valores de contribuição dos associados e assuntos gerais.
A reunião iniciou com uma explanação da assistente social da Casa de Apoio de Porto União, a qual, segundo ela, não tem vínculo político/partidário/ideológico/religioso e que recebe pacientes de todos os municípios em tratamento oncológico. O pernoite é gratuito para o paciente e um acompanhante. A intenção da Casa é alterar estatuto para outras doenças, como para quem faz hemodiálise, por exemplo. Para tanto, pediram apoio dos prefeitos e colaboração para formalizar pedido de utilidade pública dos municípios, como um primeiro passo para uma parceria futura.
Em seguida o assessor territorial do Território da Cidadania, Arnaldo Luiz Milan agradeceu o acolhimento da AMPLANORTE e falou um pouco sobre o trabalho e sobre como os municípios participam do Programa.
Logo após, o Gerente Regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg e Valdomiro Sudoski, coordenador do Planalto Norte da Pecuária explanaram sobre o Programa Planorte Leite, que será lançado oficialmente em Canoinhas no dia 23 de maio, a partir das 8h30.
Agenda Federativa
Os prefeitos discutiram a melhor data para irem novamente a Brasília para manter a Agenda Federativa viva. A viagem ficou marcada para os dias três, quatro e cinco de junho. Lá devem tratar de assuntos como habitação, gás natural, ferrovia, turismo ferroviário, relações institucionais, integração, entre outros.
O prefeito de Monte Castelo e presidente da AMPLANORTE, Aldomir Roskamp explicou que a assessoria de projetos da Associação vai marcar com deputados, Ministérios e Secretarias e aproveitou para mostrar a importância de uma assessoria, pois a mesma auxilia na busca de programas governamentais, prazos, documentos necessários, alimentação de sites com informações, entre outros.
Universidade
O Secretário executivo da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa explicou como está a situação do grupo de Trabalho para o desenvolvimento do Projeto da vinda da Universidade Federal Fronteira Sul para o Planalto Norte. Os prefeitos entraram em um consenso que devem lutar juntos pelo pleito e por isso indicaram quatro municípios para apresentarem proposta de terreno e viabilidade à reitoria: Canoinhas, Três Barras, Mafra e Porto União.
Roskamp, neste momento, lembrou que todos os assuntos inerentes à Universidade devem ser tratados em Brasília via entidade, para demonstrar união e força. O presidente agradeceu a presença de todos e reforçou o convite para a 4ª Festa do Tropeiro, que acontece entre os dias 16, 17 e 18 de maio em Monte Castelo.
A próxima Assembleia Ordinária será realizada em Porto União, com data a definir. Participaram da Assembleia o Presidente da Associação, prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp; o prefeito de Três Barras, Eloi José Quege; o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze; o prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria; o prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; o prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira; o prefeito de Major Vieira, Israel Kiem; o prefeito de Itaiópolis, Gervásio Uhlmann; o prefeito de Porto União, Anizio de Souza, o vice-prefeito de Porto União, Aloisio Francisco Salvatti e o Secretário Executivo da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa. O Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado, Luiz Cesar Batista também se fez presente.