Termina nesta quinta-feira (27) a 2ª Conferência Estadual de Prevenção e Defesa Civil, que contou com o apoio da Federação Catarinense de Municípios – FECAM como integrante da Comissão Organizadora. O evento, que ocorre em Lages desde a quarta-feira (26), tem como tema "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional". O objetivo é o de incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional, além da colaboração de toda sociedade e poderes em medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução de riscos e desastres.
Durante a conferência, estão sendo discutidos os quatro eixos definidos pelo Ministério da Integração Nacional: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil; gestão do conhecimento; e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.
A FECAM auxiliou também os municípios nos processos de realização das conferências que antecederam a Conferência Estadual. Foram realizadas 22 conferências intermunicipais em Santa Catarina, sendo duas municipais e uma livre, da Udesc. Mais de 3 mil pessoas passaram pelas edições que definiram os delegados presentes nesta conferência. Agora, os 600 participantes desta etapa estadual elegem os 50 delegados que vão representar o Estado, na Conferência nacional, prevista para os dias 27, 28, 29 e 30 de maio, em Brasília.
Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM