O transporte escolar foi debatido em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 21, nas dependências da AmplaNorte – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, com a presença do Presidente da Associação, Prefeito de Monte Castelo Aldomir Roskamp, e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Mafra e de Canoinhas.
De acordo com o Presidente, o motivo do encontro foi a necessidade de cobrar do Governo do Estado que repasse mais recursos para custear o transporte escolar dos alunos da rede pública estadual, que é feito pelos municípios. "O que vem acontecendo nos últimos anos é que o Estado repassa mensalmente o valor médio de R$0,80 por aluno, sendo que o nosso custo aproximado é de R$4,00, gerando aos municípios um prejuízo muito alto, que não temos condições e nem a obrigação legal de arcar", explica Roskamp.
Os municípios da AmplaNorte já estão debatendo há algum tempo esta questão, e a reunião com os representantes das SDRs foi uma reivindicação de todos os prefeitos que fazem parte da Associação. "Um documento regional, com dados de todos os municípios comprovando o déficit que os municípios estão tendo, já foi encaminhado anteriormente ao Governo do Estado", explica o secretário executivo Hélio Daniel Costa. Na reunião, os valores foram apresentados novamente às gerentes regionais de Educação de São Bento do Sul e Canoinhas, Eliane Anete Hubl e Estela Maris Marques, respectivamente, e para o Gerente de Administração da SDR Mafra, Zaqueo Hack.
Para Roskamp, o assunto está sendo tratado de maneira amigável, mas caso não se chegue a um consenso entre Estado e municípios, não está descartada a possibilidade de interromper o transporte escolar dos alunos da rede pública estadual. "Os municípios da AmplaNorte estão unidos, e os recursos que as Prefeituras deixarão de gastar pagando uma conta que é do Estado possibilitarão mais investimentos em outros setores da Educação – como capacitações e melhorias na infraestrutura", afirma o Presidente.