You are currently viewing Incremento da produção leiteira e da piscicultura são temas de programas regionais da AmplaNorte

Incremento da produção leiteira e da piscicultura são temas de programas regionais da AmplaNorte

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

 

 

A Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte, promoveu nesta segunda e terça-feira (09 e 10) encontros com entidades ligadas de alguma forma à agricultura, para tratar de dois importantes temas: o desenvolvimento da produção leiteira e da piscicultura na região.

 

Os dois encontros aconteceram nas dependências da Associação, em Mafra, contando com a presença de representantes dos municípios – secretários de Agricultura, Gerências Regionais da Epagri de Mafra Canoinhas, Universidade do Contestado, cooperativas e AmplaNorte, além de outras entidades ligadas aos temas.

 

O Presidente da AmplaNorte e Prefeito de Mafra Roberto Scholze, presente na abertura do encontro sobre piscicultura, destacou a importância do agronegócio para a região, e também o papel da Associação no sentido de promover a troca de ideias e a unificação das ações entre os municípios, somando forças para promover o desenvolvimento do Planalto Norte.

 

Planorte Leite

O encontro entre as entidades ligadas à produção leiteira aconteceu na manhã de segunda-feira. O secretário executivo da AmplaNorte, Hélio Daniel Costa, falou aos presentes sobre a visita da comitiva de prefeitos ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, em Brasília, onde foi feita uma apresentação sobre o programa Planorte Leite. "O projeto foi muito bem recebido pelos técnicos do Ministério, e a região está mobilizada para fazer com que o programa renda bons frutos. Acreditamos estar no caminho certo", afirma o secretário.

 

Nesta primeira etapa do Planorte Leite a ênfase está na organização da cadeia produtiva, focando na base, junto aos produtores, e na conclusão pelo grupo executivo do documento final do Programa. Já a segunda parte prevê a questão do processamento e comercialização dos produtos.

 

De acordo com Waldemiro Sudoski, da regional da Epagri de Canoinhas, o Programa envolve três setores: político (Prefeituras/Secretarias de Agricultura), técnico (Epagri, UnC, Cidasc, Embrapa, IFSC, entre outros), e de representação (cooperativas, sindicatos e associações). No entanto, não é um grupo fechado, pois o processo está em construção, explica Sudoski. Segundo ele, "a proposta não é apenas focar no leite, mas sim buscar o desenvolvimento regional de uma forma mais ampla".

 

Piscicultura

O encontro sobre a piscicultura, que aconteceu na manhã de terça-feira (10), contou com a apresentação do secretário de Agricultura de Porto União, Roberto Bonfleur, o qual fez uma contextualização da atividade em seu município.

 

Em seguida o Extensionista Rural Gildo Masselai, da Epagri de Porto União, fez apresentação sobre sua experiência na área da piscicultura. Segundo ele, é de fundamental importância que o produtor conte com infraestrutura e assistência técnica de qualidade, além de capacitações.

 

Na ocasião os presentes ainda tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre questões como espécies, produção, processamento, mercado, comercialização e valores dos produtos. De acordo com o secretário executivo da AmplaNorte, a pauta da próxima reunião do Seaplan – Colegiado dos Secretários Municipais de Agricultura da região – que acontece no dia 26 – deve se concentrar  nos temas leite e peixe, para que novos encaminhamentos possam ser tomados com rapidez, garantindo o andamento dos programas.