You are currently viewing Mafra realiza Conferência Intermunicipal de Cultura

Mafra realiza Conferência Intermunicipal de Cultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

 

 

O município de Mafra sediou nesta terça-feira (13) a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada no auditório da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte, com a presença de representantes dos municípios de Mafra, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Três Barras, Irineópolis, e também de Rio Negro-PR, como convidado.

 

Na ocasião, o prefeito Roberto Scholze recepcionou os presentes e falou sobre a importância do evento. "Através desta Conferência pretendemos definir algumas diretrizes, as quais irão consolidar questões importantes ligadas às políticas públicas na área da cultura", afirmou.

 

Quem presidiu a Conferência foi a especialista em Gestão de Patrimônio Cultural e Presidente do Colegiado de Cultura da AmplaNorte Viviane Bueno, a qual também é membro do CONGESC – Conselho de Gestores Municipais de Cultura do Estado de Santa Catarina, e gestora cultural da Fundação Cultural de Canoinhas.

 

"Fico contente em ver o Prefeito aqui, pois vejo que o mesmo acredita na cultura. E o município que tem uma cultura boa, consequentemente terá menos problemas sociais e na área da saúde, por exemplo. A cultura é a base de tudo", afirmou Viviane. Para ela é fundamental que seja determinado por lei que os governos federal, estadual e municipal destinem recursos específicos para a cultura.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra, Rafael Kondlatsch, explicou que foi decidido trabalhar a questão de forma regionalizada, envolvendo diversos municípios no sentido de unir forças para buscar avanços na área cultural, tendo em vista a importância do tema para o desenvolvimento da região.

 

A Conferência foi dividida em quatro eixos: I) Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II) Produção simbólica e diversidade cultural; III) Cidadania e direitos culturais; e IX) Cultura e desenvolvimento. Os participantes foram divididos em grupos, nos quais discutiram os eixos, para que posteriormente pudessem elencar as prioridades que serão levadas à Conferência Estadual de Cultura, a realizar-se nos dias 2 e 3 de setembro, em Florianópolis. Na ocasião também foram eleitos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual.