Assistentes Sociais participarão de oficinas em evento da FECAM

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na programação da "1ª Oficina Estadual de Gestores Municipais", que será promovida pela FECAM e Associações de Municípios, os assistentes sociais participarão de capacitação sobre gestão e financiamento da Política de Assistência Social. Participação confirmada de Valdiosmar Vieira, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS e de Luziele Tapajós, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social.

A assistente social da FECAM, Janice Merigo, falará sobre o Plano Municipal de Assistência Social (2014/2017) e Colegiados Regionais de Assistência Social das Associações de Municípios. Já o diretor do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, Gilsoni Albino apresentará o Programa de Gestão da Assistência Social – PGAS.

Segundo Janice Merigo, mudanças significativas aconteceram na Política de Assistência Social. "Hoje, é uma política pública, garantida em Lei, que oferta serviços, ou seja, atendimento por equipe de trabalhadores – assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados – que desenvolvem trabalho social com as famílias, prevenindo situações de violação de direitos e rompimento de vínculo familiar". Para a assistente social da FECAM, o foco da política não são os benefícios eventuais – entrega de um bem material – e sim a oferta de serviços, para a autonomia, emancipação e participação das famílias. "Esse é o desafio aos novos secretários municipais: romper com o assistencialismo e inovar na oferta de serviços, destacou.

A "I Oficina Estadual de Gestores Municipais", que será promovida nos dias 25 e 26 de março, no CentroSul, em Florianópolis, oferecerá capacitação em 14 áreas. O evento pretende reunir prefeitos e secretários municipais de administração, finanças e fazenda, vereadores, procuradores, contadores e controladores internos, além de gestores municipais de Meio Ambiente e Saneamento, Assistência Social, Educação, Habitação, Saúde, Agricultura, Turismo e Cultura.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM