No dia 08 de novembro estiveram reunidos lideranças políticas da microrregião da AMPLANORTE, no CETRACAN – Epagri, onde foram apresentados todo o trabalho desenvolvido pelas Unidades da Epagri – Mafra e Canoinhas. Na oportunidade o Prefeito anfitrião Leoberto Weinert expôs a necessidade da implantação de políticas de benefícios fiscais diferenciados para a região de maneira que as industrias venham a se instalar no planalto norte. O Presidente da AMPLANORTE – Eloi José Quege – Prefeito Municipal de Três Barras, também fez uso da palavra onde afirmou que o discurso dos Prefeitos é unânime em relação a geração de valor agregado, sobre a necessidade de industrializar os insumos locais aqui produzidos pois a produção primária local é significativa e acaba sendo remetida tudo para outros Estados e para o exterior.
Para demonstrar numericamente a preocupação dos Prefeitos e Secretário Executivo – Sr. Helio Daniel Costa, expôs material sócio econômico e a Evolução do Movimento Econômico da Indústria e também da Produção Primária. Apresentou comparativo de crescimento em relação a outras regiões do Estado caracterizando a necessidade de que o Governo Estadual intervenha imediatamente com medidas que incentivem a vinda da indústria para o Planalto Norte e também a Região Serrana. Comentou ainda do noticiário do dia 07/11 – mostrado pela RBS TV – Joinville que fala das projeções para os próximos 25 anos tendo como foco o Norte Catarinense, que segundo estudos indicam que esta região terá crescimento econômico acima de 40%, será a região que mais crescerá no território nacional, em função da logística portuária, onde alertou que todos devem ficar atentos para as novas oportunidades que surgirão.
Em seguida o Secretário de Estado da Agricultura – Sr. João Rodrigues se mostrou muito contente com a presença maciça das lideranças e relatou os programas para o setor de agricultura para 2012. Pelo fato de ter sido Prefeito em duas cidades distintas na caminhada política entende perfeitamente a angustia da região e disse que Santa Catarina será o único Estado brasileiro que terá a oportunidades de exportar carne suína para o Japão, visto a condição de estar livre da febre aftosa sem vacinação. Isto irá proporcionar a necessidade de mais uma planta frigorífica e que o planalto norte terá grandes chances de receber fato que renova as esperanças de crescimento econômico do cidadão planaltino.
Informou AMPLANORTE