You are currently viewing 57 Anos de Papanduva

57 Anos de Papanduva

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Fundada em 11 de Abril de 1954, Papanduva está localizado no Planalto Norte Catarinense. Conta com uma população de 17.931 habitantes (Censo IBGE 2010), distribuídas em 759.832 km² de área.

História
O povoamento de Papanduva começou ainda no século XVIII, quando os tropeiros transportavam gado, charque e couro do Rio Grande do Sul para São Paulo. Eles atravessavam picadas na mata e também a Estrada da Mata, que no futuro se tornaria a primeira estrada asfaltada de Santa Catarina: a BR-116. Como o caminho era longo, muitos lugares se tornaram ponto de parada e descanso, entre eles a área de Papanduva. O nome vem do capim dado aos cavalos, o “papuam”. Os primeiros imigrantes foram alemães e portugueses vindos do Paraná, em 1828, e a dificuldade de vencer as matas densas dificultou a colonização. Somente em 1880 a área foi realmente colonizada, com a chegada dos imigrantes poloneses.

Turismo
A principal cultura do município é a batata-semente, comercializada para diversos Estados. Numa área cultivada total de 23.000 hectares são plantados também feijão, milho, fumo e soja. Há ainda criação de gado de leite e de corte, de suínos e de caprinos. Na zona urbana há 50 indústrias, entre madeireiras, metalúrgicas e selecionadoras de sementes. A gastronomia, a religião e o folclore conservam as tradições dos primeiros moradores. O lazer restringe-se aos bailes nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e às festividades nos dois clubes do município
.

Fonte: Amplanorte, com informações do Portal Turismo de Santa Catarina.