Fisco municipal precisa controlar o Simples Nacional

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Comitê Gestor do Simples Nacional lançou um novo aplicativo no portal do Simples Nacional a fim de acompanhar as ações dos entes federados no controle das empresas optantes por esse regime de arrecadação tributária. Trata-se do aplicativo denominado Estatísticas do Portal Entes Federativos. A partir dele, é possível contabilizar o número de acessos de cada município ao portal, bem como a quantidade de ações realizadas pelos servidores públicos. As informações sobre os contribuintes são preservadas, a fim de manter o sigilo fiscal.

Contendo o registro de acessos desde setembro de 2010, o aplicativo já fornece informações interessantes a respeito da participação dos 293 municípios de Santa Catarina. Uma delas é a de que apenas 108 acessaram o portal (36%) e estão cumprindo seu dever de fiscalizar os contribuintes optantes pelo Simples Nacional. Destes, somente 64 realizaram o download das informações das empresas para seus sistemas de controles tributários.

A FECAM alerta aos gestores para que arrecadem seus tributos próprios, pois a omissão do fisco pode configurar renúncia de receita, deixando o Município em desacordo com as normas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Uma das tarefas a serem realizadas pelos fiscos municipais neste mês de outubro é a avaliação das empresas que poderão optar pelo Simples Nacional em janeiro de 2011. De acordo com as normas de opção, apenas as empresas regulares com a fazenda municipal podem ingressar no Simples Nacional, daí a necessidade do município informar quais empresas têm pendências que impedem sua opção. Os procedimentos a serem observados pelo fisco municipal constam no comunicado emitido pela FECAM, o qual pode ser acessado clicando aqui.

Em complemento às estatísticas de acesso ao portal do Simples Nacional, outra avaliação pode ser obtida a partir dos dados publicados pela Secretaria do Tesouro Nacional a respeito da execução orçamentária dos municípios no exercício de 2009. Trata-se da publicação denominada Finanças do Brasil (FINBRA), contendo dados detalhados da receita de cada um dos municípios.

Os dados do FINBRA refletem a baixa expressão da receita de tributos próprios no total da arrecadação: em média, apenas 8,1% dos recursos públicos municipais catarinenses provêm de seus próprios tributos.

Curiosamente, os menores municípios – população até 10 mil habitantes -, têm a maior receita per capita total, com média de R$ 2,3 mil por habitante, e a pior receita per capita de tributos próprios, de apenas R$ 100,00 por habitante. Esta análise ratifica duas outras afirmações da FECAM: i) a de que os menores municípios são mais dependentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e ii) a de que os menores municípios arrecadam muito pouco de seus tributos próprios, e precisam modernizar sua administração tributária para depender cada vez menos das transferências constitucionais.

O FINBRA pode ser acessado no endereço http://www.stn.fazenda.gov.br/estados_municipios/index.asp.

Confira a lista dos 108 municípios que acessaram o portal do Simples Nacional entre os meses de setembro e outubro:

Antônio Carlos Gaspar Petrolândia
Apiúna Grão Para Pinhalzinho
Araranguá Guarujá do Sul Pomerode
Arvoredo Herval D"oeste Ponte Serrada
Balneário Arroio do Silva Ibiam Princesa
Balneário Camboriu Ibirama Quilombo
Barra Velha Içara Rio do Sul
Biguaçu Indaial Rio Negrinho
Blumenau Irati Santa Cecília
Bombinhas Irineópolis Santiago do Sul
Braço do Trombudo Itajaí São Bento do Sul
Caibi Itapema São Carlos
Camboriu Itapiranga São Domingos
Campo Alegre Itapoá São Francisco do Sul
Canelinha Ituporanga São João do Oeste
Canoinhas Jacinto Machado São Joaquim
Capinzal Jaraguá do Sul São José do Cedro
Caxambu do Sul Joaçaba São Lourenço D"oeste
Chapecó Joinville São Miguel D"oeste
Cocal do Sul Jupiá São Pedro de Alcântara
Concórdia Lages Saudades
Cordilheira Alta Leoberto Leal Siderópolis
Coronel Freitas Lindóia do Sul Sombrio
Correia Pinto Luzerna Taió
Criciúma Massaranduba Tijucas
Cunhataí Navegantes Timbó
Descanso Nova Veneza Tubarão
Dona Emma Otacílio Costa Tunápolis
Ermo Ouro Verde Turvo
Erval Velho Palhoça Urussanga
Flor do Sertão Palma Sola Vargem Bonita
Florianópolis Palmitos Videira
Formosa do Sul Paraíso Vitor Meireles
Fraiburgo Passos Maia Xanxere
Galvão Paulo Lopes Xavantina
Garuva Penha Xaxim

 

Fonte:  FECAM