Gestores relatam dificuldades no setor da Saúde durante a mobilização

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
CNM
A difícil situação enfrentada pela maioria dos Municípios brasileiros na área de Saúde ficou clara com a manifestação de muitos prefeitos que participaram, nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, da Mobilização pela Votação do Projeto 306/2008 que aborda o tema Saúde: Para Melhorar, Basta Votar.
O encontro, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), ocorreu em Brasília e reuniu prefeitos, vereadores, deputados e presidentes de entidades estaduais e microrregionais de todo país.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, discursou sobre a regulamentação dos recursos. “Quem mantém a Saúde são vocês, prefeitos, que arcam com a manutenção do financiamento da Saúde”, afirma.
Expectativas para a votação do PL 306/2008
Otimista, o prefeito de Caaporã (PB), João Batista Soares manifestou confiança na mobilização. “Com certeza vai sensibilizar os parlamentares a votarem pela aprovação do projeto”, afirmou.
O prefeito de Ponte Alta (SC), Luiz Paulo Faria, acredita que para a crise que ocorre nas prefeituras a mobilização tem excelente repercussão. “A regulamentação é uma conquista muito grande para nós, prefeitos. O presidente Paulo tem batido bastante nesta tecla e nos ajudado muito”, disse Faria sobre o valor dos recursos repassados pelo Governo Federal.
Quando perguntado sobre a expectativa para o resultado do encontro, o  prefeito de Forquilhinha (SC), Vanderlei Alexandre, contou que iniciativa da mobilização vai ser bastante eficaz para sensibilizar os deputados no processo de votação do PL. Sobre manutenção da Saúde no Município, disse que é preciso utilizar verbas de outros setores administrativos. “Apenas com a Saúde, gastamos 23% do orçamento do Município”, explica.
O prefeito de Colorado do Oeste (RO), Anedino Carlos Júnior, também vê na mobilização, uma iniciativa capaz de sensibilizar os parlamentares a votar no projeto. “Só assim teremos capacidade de investir mais em Saúde no Município”.
“É preciso agradecer à Confederação por sempre estar atenta aos problemas do Município. O presidente Paulo está de parabéns”, diz o prefeito de Frei Paulo (SE), José Arinaldo, que também falou que está com grandes expectativas na aprovação do PL. “Esperamos que a CNM consiga sensibilizar os parlamentares na aprovação do projeto para que assim o Município atenda às necessidades da população”, finaliza.
 Fonte: CNM