Na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, gestores municipais visitaram a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O prefeito de Pinhão (SE), Erivaldo Oliveira, acompanhado do secretário de finanças, José de Jesus, vieram em busca de informações técnicas na área de finanças. Os técnicos da CNM também receberam o prefeito de Lagoa Nova (RN), Erivan de Souza, o assessor financeiro, João Maria Assunção, e o secretário de finanças, Erivan Filho.
Oliveira, prefeito reeleito de Pinhão, explica que a crise financeira criou maiores dificuldades para o Município. Ao mesmo tempo cita um fator positivo que foi o da redução de custos. “O corte de custos feito permitiu uma economia e hoje podemos investir em novas áreas para melhoria do Município”, explica.
Na visita, o prefeito de Pinhão recebeu a carteirinha de filiado da CNM. Além disto, o Município aderiu ao Portal Municipal, que por meio da criação e publicação de site e e-mails institucionais trazem a inclusão digital para os Municípios.
Orientações
O resultado obtido pelo prefeito consolida a importâncias das orientações fornecidas pela CNM aos gestores municipais, desde o início do ano. Ao alertar para a crise financeira que afetaria as prefeituras, o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, sempre salienta que “os prefeitos devem estar conscientes de que precisam planejar cuidadosamente suas políticas, especialmente em um cenário de crise anunciada, como forma de evitar qualquer tipo de penalização futura”.
ITR
Erivan de Souza também esclareceu dúvidas na área de finanças. Os gestores foram alertados quanto ao Curso de Formação de Fiscais Municipais. Esse se destina aos Municípios que assumiram o Imposto Territorial Rural (ITR).
De acordo com informações da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), o curso de capacitação para atuar na fiscalização do imposto será ministrado novamente a partir de janeiro de 2010.
Fonte: CNM