Representantes de 14 municípios da região participam do encontro em Três Barras
– Questões relacionadas à demanda, problemas do cotidiano e potenciais efetivos no que tange o desenvolvimento sustentável dos municípios são os principais assuntos em pauta na plenária que está debatendo o Território da Cidadania no Planalto Norte Catarinense. O encontro, que está acontecendo no Anfiteatro Milton Miguel, em Três Barras, reúne participantes de 14 municípios da região. O público é formado por representantes das esferas governamentais e não governamentais, membros de associações, sindicatos e pessoas da sociedade. O evento é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e conta com o apoio da prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Na abertura dos trabalhos, realizada na manhã de segunda-feira (21), o prefeito de Três Barras, Elói José Quege (PP) destacou que é de suma importância a união dos municípios para a busca de soluções em nível regional. “Foi-se o tempo que cada prefeito lutava de forma isolada. Hoje, a mentalidade tem que ser diferente, todos os gestores municipais tem que unir esforços para o bem comum da sua cidade e da sua região”, frisou. Já o prefeito de Canoinhas e presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Leoberto Weinert (PMDB) seguiu o raciocínio de Quege. Segundo ele, a discussão em torno dos temas e necessidades regionais é uma oportunidade para que cada município possa expor suas reivindicações e traçar metas conjuntas para a vinda de recursos. “O dinheiro está à disposição, portanto, vamos aproveitar o Território da Cidadania para que todos os municípios lutem em conjunto, consigam receber estes recursos e aplicá-los em melhorias da qualidade de vida das pessoas”, completou.
Ainda na segunda-feira, aconteceu a posse dos novos membros que passam a compor o Colegiado da Cidadania e também a definição dos representantes que irão integrar os Núcleos de Coordenação e Técnico. Os papeis e planos de ação para a seqüência dos meses também foi debatida. Para o segundo dia da plenária, que acontece nesta terça-feira (22), está previsto um debate sobre o tema “Alimentação Escolar” e a apresentação, por parte dos órgãos federais, das ações que estão sendo realizadas e planejadas para o Território da Cidadania do Planalto Norte. A coordenação do encontro é de Mauricio Weigenant e Alexandre da Silva Santos, articuladores estaduais do MDA e coordenadores do Programa Território da Cidadania em Santa Catarina.
O que é Território da Cidadania?O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. Para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões que mais precisam, especialmente no meio rural, o Governo Federal lançou, em 2008, o Programa Territórios da Cidadania.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Três Barras