You are currently viewing Programa “De Óleo no Futuro” vai iniciar na região

Programa “De Óleo no Futuro” vai iniciar na região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria Regional de Canoinhas, através de sua Gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura vai lançar oficialmente na região no próximo dia 6 de agosto o programa “De Óleo no Futuro”.

 

Na última reunião da Comissão Coordenadora do Programa realizada na terça-feira (7) foi aprovada a contratação da empresa GR Soluções Ambientais Ltda de Canoinhas, que será responsável pelo recebimento e destinação adequada do material coletado pelas escolas da região. A empresa apresentou uma proposta de converter R$ 20,00 em materiais didáticos, de consumo ou equipamentos às escolas, para cada 100 litros de óleo recebido.

 

No lançamento do programa, que contará com representantes de cada uma das seis cidades que compõem a Regional de Canoinhas, os técnicos da empresa contratada farão uma explanação sobre como vai funcionar o sistema de coleta e destinação do material recolhido nas escolas.

 

O gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Hilário Damaso da Silveira informou que a empresa GR Soluções Ambientais foi a única empresa que atendeu o edital de chamamento e se habilitou para recolher e dar destinação correta ao óleo de cozinha coletado na região.

 

Destinação Correta

 

A empresa possui todas as licenças ambientais exigidas pela legislação em vigor para atuar no setor de coleta, transporte, armazenamento e destinação de óleos minerais e vegetais. O óleo recolhido será reaproveitado pela empresa que o utiliza para a produção de materiais de limpeza, como detergente e sabão em pasta. O óleo, depois de reciclado também pode ser empregado na produção de adubo orgânico, ração para animais e até de biodiesel.

Instituído pela lei estadual nº 14.330, de 18 de janeiro de 2008, o Programa Estadual de Coleta, Reciclagem e Beneficiamento do Óleo de Cozinha, com o slogan “De Óleo no Futuro”, tem como objetivo a proibição de lançamento ou liberação de poluentes nas águas ou solo.

A ideia é conscientizar os alunos e a sociedade em favor do meio ambiente, incentivando a exploração econômica da reciclagem dos óleos e gorduras, desde a coleta, transporte e revenda, até os processos industriais de transformação, para gerar emprego e renda aos catarinenses.


Joaquim Fernandes Padilha
Assessor de Comunicação – 26a SDR Canoinhas – SC