O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, incentiva os secretários de fazenda dos municípios a participarem da XII Macha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada de 14 a 16 de julho, em Brasília. Além dos secretários, o presidente da CNM salienta a importância da presença dos prefeitos e demais gestores municipais.
“É fundamental que os Municípios discutam a política econômica e social do país”, atesta Ziulkoski. Ele defende que a realidade dos Municípios mudará quando o que acontece lá na ponta for discutido, não superficialmente, mas com dados.
Com o atual cenário de crise econômica, os gestores municipais terão nesta edição do evento a oportunidade de debater mais profundamente os impactos sofridos nas receitas dos Municípios deste o início do ano. Assim, a participação dos secretários de Fazenda é esperada na reunião, que também terá representantes do governo, técnicos em finanças e parlamentares.
Temas
O encontro servirá de palco para um amplo debate sobre as questões que têm reflexo nas finanças municipais como, por exemplo, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de cartórios forma de cobrança fixa ou variável, PEC dos Precatórios; Reforma Tributária sob a visão municipalista; crise econômica; alternativas de incremento de receitas a partir do planejamento, controle e redução de despesas. Também será feito, na ocasião, uma abordagem sobre a importância do Conselho Nacional de Órgãos Fazendários Municipais (Confaz–Mun).
Ziulkoski convida novamente todos os gestores municipais para participarem efetivamente do evento, que é o marco do municipalismo. “O estímulo é continuar buscando melhores condições para os nossos Municípios”, declara. A Marcha é promovida pela CNM com o apoio de todas as prefeituras do país e conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desde 2003.