A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga nesta terça-feira, 12 de maio, a nota de orientação Tratamento Contábil dos Contratos de Terceirização do Pagamento da Folha de Salários. O texto alerta que terceirização do pagamento da folha de salários nos Municípios brasileiros – prática que tem se tornado comum – gera receita extra no caixa da prefeitura. Ação que se destaca pela importância de os gestores dispor de recursos no atual período de crise econômica.
De acordo com a nota, as instituições financeiras interessadas no tipo de contrato de terceirização podem explorar a vantagem de possuir as disponibilidades financeiras do Município, além de contar com as informações dos possíveis clientes que, devido à proximidade de relacionamento com a instituição, poderão se tornar futuros clientes, passando a consumir seus produtos.
Com isso, o que representava Despesa para o Município – que pagava pelos serviços da instituição financeira – pode ser tornar um Ativo. E o trâmite deste processo, as dúvidas comuns e o tratamento contábil a ser dado para as receitas derivadas desse tipo de operação constam na nota.
Fonte: CNM