Em pauta, foram discutidos temas de interesse ao desenvolvimento social municipal como alimentação escolar por meio da agricultura familiar, educação para jovens e adultos do meio rural, assistência técnica do Plano Safra, proposta de lançamento do selo agricultura familiar, além da criação de linhas de investimentos para o cooperativismo, assistência técnica e financiamentos.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o aprimoramento da agricultura familiar em tempos de crise é uma iniciativa importante, uma vez que ela permite suprir necessidades como alimentação, geração de emprego e renda para o município. A adaptabilidade produtiva, por exemplo, é uma importante ferramenta pois existem produtos que não têm eficiência na produção devido ao clima da região não ser propício ao seu cultivo.
O projeto Regularização Fundiária na Amazônia Legal – Terra Legal também foi alvo de discussões. De acordo com o projeto, 172 municípios da Amazônia Legal têm a totalidade de sua sede em terras federais. Por causa desta limitação, eles enfrentam, por exemplo, dificuldades como não poder escriturar terrenos e a regularização das áreas urbanas e rurais das escolas. Em virtude de problemas de titulação, têm dificuldades para aplicar recursos públicos na infra-estrutura.
Outro assunto tratado na reunião, que também é de interesse dos municípios, foi a simplificação da transferência de terras urbanas consolidadas e a expansão delas para os municípios.