Municípios terão ganho com reajuste do IPI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
Agência CNM
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um dos responsáveis pela transferência de recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), foi reajustado em 30%. Significa que os municípios terão mais recursos a partir de 1º de outubro. É o primeiro reajuste desde 2004. Segundo o coordenador de Tributação sobre Produtos e Comércio Exterior da Receita Federal, Helder Silva Chaves, o impacto do reajuste sobre o preço cobrado ao consumidor não deve passar de 5%.
“Os tributos precisavam acompanhar os preços, que evoluíram desde que o último ajuste de alíquotas foi feito, em 2002”, justificou Chaves. A arrecadação com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) se elevou em vários setores em maio, contribuindo para a arrecadação recorde de R$ 50,431 bilhões, segundo dados divulgados pela Secretaria da Receita Federal. Sobre o setor de fumo, houve alta nominal de 61% na arrecadação do IPI, decorrente de reajuste na tabela do imposto em torno de 30% desde julho de 2007.
No setor de automóveis, observou-se alta real (descontada a inflação) de 40,7%, por causa do aumento de 8,2% nas vendas de veículos no mercado interno no mês passado. Houve ainda aumento do IPI sobre diversos outros produtos, com destaque para equipamentos de transporte, produtos farmacêuticos e vestuário e acessórios.
Fonte: http://cnm.org.br