próxima semana, secretários de finanças, responsáveis pela fiscalização tributária, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e demais órgãos fiscalizadores da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) vão receber orientações da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) sobre a implantação do Sistema de Registro Mercantil Integrado (Regin). O objetivo é modernizar e agilizar os procedimentos de emissão de alvará e abertura de empresas.
O município terá diversos benefícios com a utilização do sistema REGIN, simplificando o registro das empresas, diminuindo as que atuam na informalidade e conseqüentemente aumentando a arrecadação, além de modernizar a gestão administrativa municipal.
Conforme o coordenador do Movimento Econômico da AMREC, Sérgio Tiscoski, este processo vai agilizar e muito a emissão de alvarás. "Todos os órgãos responsáveis vão estar interligados facilitando a troca de informações para a abertura de empresas".
Segundo Tiscoski, o sistema vem facilitar a vida das pessoas já que além do processo ser mais rápido apresenta menos custos.
O REGIN é um projeto da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina – JUCESC que segue as seguintes diretrizes:
– Viabilizar, via internet, informações e orientações para a abertura, alteração ou extinção de uma empresa;
– Incorporar os procedimentos dos órgãos e entidades envolvidos no processo de registro e legalização de empresas;
– Integrar todos os órgãos em um processo único;
– Ser alimentado/mantido pelos órgãos e entidades relacionadas com o processo.
O curso de capacitação destes funcionários acontece na próxima quinta-feira, 17 de julho a partir das 13h30min no auditório da AMREC.
Fonte: Assessoria de Imprensa da AMREC