ASCOM/FECAM
O assessor contábil da FECAM, Rodrigo Giácomo Guesser participou nesta segunda e terça-feira do Seminário Regional das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pelo Conselho Federal de Contabilidade, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), em Florianópolis. O seminário encerrou hoje (8) e reuniu cerca de 300 profissionais dos três estados da região Sul.
O tema central do debate foi a discussão sobre a elaboração de normas contábeis voltadas ao setor público, visando dar mais transparência na execução do orçamento público municipal. Na abertura do evento (7/6), contador-geral da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, destacou que a sociedade só terá efetivo controle sobre a gestão pública quando puder entender e assimilar as informações divulgadas nos relatórios contábeis de prestação de contas. Para Feijó, a simplificação das informações, de forma a torná-las compreensíveis a uma gama maior de pessoas, é um dos grandes desafios do país.
Para Guesser, o seminário foi importante para demonstrar como estão as normas e colher sugestões do público para adequá-las a realidade dos municípios. "Não existe mudança nas normas, mas sim a padronização das rotinas contábeis. O seminário foi positivo na medida em que começou a preparar os contadores públicos municipais para esta regulamentação, visto que não há um prazo determinado. Entretanto, os contadores devem começar a se adequar as normas, para que quando a STN exigir do município, este já estará preparado", disse.
O CFC está realizando este seminário em todo o país, com o objetivo de contribuir para a uniformização de práticas e procedimentos contábeis na administração pública brasileira. A etapa de Florianópolis foi a penúltima.
Fonte: Com informações do CRC