O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta-feira, 11 de junho, o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos estados e regiões brasileiras. Os resultados mostram que todas as etapas de ensino superaram as metas de qualidade previstas para 2007.
As redes municipais responderam por 60,7% das matrículas públicas em 2007. O resultado mostra o esforço de estados e municípios, em conjunto com o governo federal, de melhorar a qualidade da educação. “O sucesso da educação pública não depende só de medidas administrativas, mas da soma de boa gestão, valorização do magistério, avaliação e mais financiamento”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao divulgar os resultados.
De acordo com os dados apresentados, a 4ª série do ensino fundamental passou da média de 3,8 para 4,2, o que representa um crescimento de 10,5%. Com essa média, o Brasil já alcançou a meta projetada para 2009. A oitava série atingiu a média 3,8 e o ensino médio 3,5, superando, também, a previsão para 2009. O Nordeste merece destaque, pois conseguiu ampliar a média em todas as etapas. As outras regiões também melhoraram seu desempenho.
Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, “O desafio é de todos e, portanto, os municípios têm assumido o compromisso de enfrentar o desafio de oferecer um ensino de qualidade”, disse Ziulkoski.
Criado em 2007, o IDEB é calculado com base nas taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho dos alunos avaliado por meio da Prova Brasil, com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Fonte: Agência da CNM.